Lançamentos

Tiggo 2, o primeiro Caoa Chery

Utilitário esportivo da nova marca inicia estratégia ambiciosa de conquistar 5% do mercado em cinco anos

Por Décio Costa, de Itupeva, SP | decio@autoindustria.com.br

A Caoa Chery, nova marca e fabricante de veículos fruto da parceria das empresas brasileira e chinesa, lançou sua primeira oferta ao mercado brasileiro. O Tiggo 2, SUV desenvolvido pela companhia chinesa e produzido na fábrica de Jacareí (SP), desembarca no mercado como marco inicial de ambicioso projeto de atuação no País.

A começar pelo preço, o modelo chega para incomodar os rivais da categoria de utilitários esportivos. Oferecido a partir de duas versões, a Look, por R$ 59.990, e a ACT, por R$ 66.490, que se apresentam com pacote de equipamentos nada desprezível, o modelo incorpora um novo patamar de acabamento se comparado aos produtos anteriores da marca.

O Tiggo 2 representam, assim, o início de uma trajetória da nova companhia. Segundo Marcio Alfonso, presidente da Caoa Chery, a empresa espera ter dentro de cinco anos 5% do mercado brasileiro de automóveis. “Essa é uma etapa inicial, até o fim deste ano outros três novos modelos serão lançados, como também abriremos mais trinta pontos de vendas, chegando a 55 lojas.”

No planejamento para os próximos três anos, Alfonso revela ambicionar encerrar 2018 com 0,6%, ter 1% ao fim de 2019 e 2% no ano seguinte. “A projeção é conservadora”, acredita, “mas realista para quando o mercado alcançar volume de vendas na casa de 3 milhões de unidades”, resume o presidente da companhia.

Leia mais

→Caoa Chery: a nova marca brasileira de veículos.

De acordo com Alfonso, a pretensão da empresa é vender até o fim do ano 15 mil unidades de veículos Chery, dos quais entre 8 mil e 8,5 mil somente do Tiggo 2.

A se ver pela novidade apresentada, a aposta não está distante da ambição da empresa. O Tiggo 2, além do preço agressivo, que “democratiza a oferta de SUV”, conforme avalia Alfonso, será capaz de chamar atenção.

Embora o lançamento já estivesse planejado antes da concretização da parceria entre a Caoa Chery, o presidente da marca admite que a recém-criada empresa fez seus ajustes, especialmente na composição do pacote de equipamentos e na atenção ao acabamento.

Apesar de mostrar sobriedade no visual externo e no ambiente interno, sem pecar por exageros, o modelo entrega um padrão de acabamento competente ao combinar couro sintético e tecido nos revestimentos, peças plásticas bem-encaixadas sem deixar vãos excessivos e pacote de recursos que não deve nada às ofertas já existentes em suas faixas de preços.

Desde a versão mais em conta, o consumidor leva para casa um carro completo, como ajustes elétricos de retrovisores e faróis, computador de bordo, rodas de liga de leve e monitoramento da pressão do pneu. Na opção acima, o pacote adiciona volante multifuncional, teto solar elétrico, assiste de rampa, central multimídia, assistente de saída em rampa e câmera de ré.

O conjunto mecânico também não decepciona. Traz motor flex 1.5 de 115 cv se abastecido com etanol associado a câmbio manual de cinco de marchas. A opção de transmissão automática, garante a empresa, chega até o fim deste primeiro semestre.

Carlos Alberto de Oliveira Andrade, presidente do Conselho da Caoa, nas raras vezes em que aparece, reforça a estratégia de ter o Tiggo 2 como ponta de lança para um projeto bem mais ambicioso. “Vamos investir o que for necessário para realizar um sonho, de fazer da Caoa Chery uma montadora 100% nacional.”

A nova marca já se pode considerar gigante ao nascer com fábricas prontas, em Anápolis (GO) e Jacareí, e experiência indiscutível na área comercial, por parte da Caoa, e suporte de engenharia global, vindo da Chery.

“A Caoa Chery cria um novo capítulo na história da indústria nacional e nasce com grandes ambições”, revela Mauro Correa, CEO do grupo Caoa. “É um projeto que une dois países gigantescos, além de competência tecnologia e excelência em serviços e atendimento.”


Fotos: Caoa Chery/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás