Fábrica fechada há três anos começará a produzir em 2019. Sumaré responderá por motores e componentes.
Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br
Exatos três anos depois de ficar pronta, a fábrica de Itirapina (SP) da Honda finalmente tem definido o início de sua operação. Mais ainda: a partir de 2019, quando começar a produzir, será alçada à condição de única planta de automóveis da empresa no Brasil, já que a pioneira Sumaré (SP) concentrará apenas a produção de motores e componentes.
A surpreendente decisão foi anunciada nesta terça-feira, 3, por meio de simples comunicado oficial da montadora. No texto, a Honda sustenta que a transferência visa “reforçar a competitividade do negócio para os próximos anos”. Todo o processo de mudança será gradativo, concluído ao longo de dois anos, até 2021, portanto.
Leia mais
→Honda ainda não tem planos para a fábrica de Itirapina
→Honda: 20 anos em plena forma e no aguardo de mercado vigoroso.
Inaugurada em 1997, Sumaré também ficará responsável pelo desenvolvimento de automóveis, estratégias e gestão dos negócios do grupo Honda no Brasil, que argumenta que “apesar de o mercado local apresentar uma recente recuperação, as perspectivas de crescimento permanecem abaixo do volume projetado anteriormente”.
Com capacidade produtiva, em dois turnos, de 120 mil unidades por ano, o primeiro automóvel a sair de Itirapina será o hatch Fit. Funcionários de Sumaré serão transferidos para Itirapina para aporveitamento da experiência acumulada pelos profissionais.
Em Sumaré permanecerão atividades como produção do conjunto motor, incluindo fundição e usinagem, injeção plástica, ferramentaria, áreas de engenharia da qualidade, planejamento industrial e logística.
A unidade também manterá a sede administrativa da Honda South America, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis, a Divisão de Peças e o Centro de Treinamento Técnico para concessionárias.
Fotos: Divulgação/Honda
Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo
SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…
Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois
Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…