Volvo e Scania avançam no ranking e a Mercedes-Benz vê a MAN Latin America chegar cada vez mais perto
Por Décio Costa | decio@autoindustria.com.br
A maior demanda por caminhões pesados nos últimos três meses tirou da Ford Caminhões seu habitual terceiro lugar no ranking de vendas das marcas. Superada pelos desempenhos da Volvo e da Scania, a fabricante de São Bernardo do Campo (SP) teve de se contentar em encerrar o primeiro trimestre na quinta posição.
Baseado no balanço dos três primeiros meses da Fenabrave, a federação que representa as concessionárias no País, a Ford acumulou no período vendas de 1.669 unidades, volume que representou alta de 10,1% sobre o mesmo trimestre do ano passado (1.516 caminhões) e participação de 11,38% no mercado total de caminhões, de 14.699 unidades. Com isso, a Ford perdeu pouco mais de 4 pontos porcentuais em relação ao fim do primeiro trimestre de 2017, quando na ocasião tinha 15,67%.
Na soma dos emplacamentos dos três últimos meses, Volvo e Scania viram suas vendas crescerem de maneira expressiva. A primeira, anotou alta de 69% com 1.781 unidades negociadas, o que permitiu garantir o terceiro lugar no ranking e participação de 12,14% das vendas totais. Já a principal rival sueca, anotou alta de 61,5% nos licenciamentos para 1.741 caminhões vendidos ou 11,87% do mercado, passando a ocupar a quarta posição do ranking. Cabe lembrar, que ambas participam somente das categorias de pesados e semipesados.
Passados os primeiros três meses, a corrida pela liderança ficou ainda mais acirrada. A Mercedes-Benz encerrou o período na frente com participação de 29,4% ao registrar 4.311 caminhões licenciados, crescimento de 36,7% sobre os 3.153 emplacamentos anotados no mesmo período do ano passado.
Na vice-liderança ficou a Volkswagen Caminhões com 3.917 caminhões vendidos, crescimento de 81,42% na comparação com o volume anotado um ano antes, de 2.159 unidades. O resultado proporcionou à montadora encerrar o período com 26,7% de participação no mercado.
Se, no entanto, considerar no resultado a soma dos 289 licenciamentos de pesados MAN do acumulado do primeiro trimestre, a MAN Latin America chega bem perto da Mercedes-Benz, com 4.206 unidades emplacadas ou 28,7% do mercado.
Em sexto lugar a Iveco experimentou no primeiro trimestre do ano crescimento nas vendas de 45,6%, para 565 caminhões, volume que representou fatia de 3,85%. Logo depois, a novata DAF segue sua escala no mercado com vendas de 375 unidades, alta de 128% sobre o volume registrado nos mesmos três primeiros meses de 2017, de 164 licenciamentos. O desempenho permitiu à fabricante aumentar participação de 1,7% que tinha, para 2,56% de agora.
Completa o ranking a MAN na oitava posição ao terminar o primeiro trimestre com 1,97% do mercado, a Agrale com 13 caminhões vendidos (0,09%) de participação e a Foton, que vendeu apenas dois veículos no período.
Marcas | Jan/Dez-2021 | Jan/Dez-2020 | Variação | Participação (2021) |
---|---|---|---|---|
Volkswagen Caminhões e Ônibus/MAN | 37.462 | 25.586 | 46,4% | 29,25% |
Mercedes-Benz/MB Car&Vans | 36.116 | 28.889 | 25% | 28,06% |
Volvo | 21.823 | 14.976 | 45,7% | 19,95% |
Scania | 15.611 | 8.712 | 79,2% | 12,13% |
Iveco | 8.590 | 5.064 | 69,6% | 6,67% |
DAF | 5.600 | 3.832 | 46,2% | 4,35% |
Dodge | 2.230 | 1.476 | 51,1% | 1,73% |
Caoa (Hyundai) | 489 | 226 | 116,4% | 0,38% |
Peugeot/Citroën | 174 | 253 | -31,2% | 0,13% |
Agrale | 50 | 18 | 177,8% | 0,03% |
Foto: Volvo Trucks/Divulgação
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