Lançamentos

Ford Caminhões lança linha Cargo Power

Fabricante introduz no portfólio veículos mais potentes a começar com a opção C-2431. A meta é se tornar líder dos médios 6x2.

Por Décio Costa | decio@autoindustria.com.br

A Ford Caminhões reforça sua gama de caminhões médios com motores atualizados com mais potência e torque em modelos que deverão, com o passar do tempo, substituir as opções já existentes com 290 cv. O primeiro a chegar é o C-2431, caminhão 6×2 com motor Cummins de 306 cv e torque de 1.100 Nm de 1.100 a 1.900 rpm associado à caixa de transmissão automatizada Torqshift de 10 marcas.

Segundo Nelson Palmério, gerente de engenharia da marca, para o conjunto não bastou somente uma nova calibração do motor, mas também reformulação nos sistemas de transmissão e refrigeração, filtros melhor dimensionados para os novos índices de desempenho, além de um turbocompressor com nova geometria. “Ainda que o motor mais potente tenha necessidade de mais combustível e ar, o desenvolvimento proporcionou uma combustão mais homogênea, garantindo economia.”

O C-2431 é a ponta de lança da Ford Caminhões para abrir passagem para o C-1731 4×2 em versões rígida e cavalo-mecânico, 2631 6×4, 3131 6×4 e o inédito 3031 8×2.

Com o lançamento a Ford quer liderar o mercado de caminhões no qual a empresa define como médios rígidos. A meta é buscar 25% de participação no segmento. Oswaldo Ramos, diretor de vendas de marketing da Ford Caminhões Brasil, prefere não determinar um prazo. “É uma estratégia que começamos a construir agora. Queremos deixar de brigar pela segundo ou terceiro lugar e colocar foco no que temos de melhor para oferecer, caminhões médios 6×2.”

De acordo com Ramos, a escalada ao topo a que se impôs a fabricante é baseada na oferta de uma linha completa e atualizada, além do aquecimento da economia. “Por enquanto, a maior demanda está no caminhão pesado, alavancado pelas commodities. Mas a produção industrial e o consumo estão reagindo. É o caminhão médio a ferramenta ideal para a diversidade de mercadorias manufaturadas.”

O novo caminhão, garante a Ford, resolve uma equação de produtividade para o transportador. Com o desempenho melhorado na comparação com as opções de 290 cv, proporciona maior capacidade de retomadas e velocidades médias de cruzeiros mais elevadas. “É veículo para as entregas com horas programadas”, resume Palmério.

Como promoção de lançamento, a Ford Caminhões ofertará o Cargo Power 2431 pelo mesmo preço do Cargo 2429 para as primeiras 500 unidades vendidas, volume de negócios para os próximos três meses, acredita Ramos.

Pela tabela Fipe, o modelo sai por volta de R$ 243.000. O transportador, no entanto, leva mais desempenho, economia e conforto com a caixas de TorqShift de 10 marchas, enquanto o 2429 passa a ser oferecido somente com transmissão manual de 6 marchas. “É um modelo para nicho, para aplicações específicas”, de destaca Ramos. “O mercado irá nos dizer quando ele será totalmente substituído”.

Após o período, o veículo deverá ter um aumento em torno de R$ 3.000.


Foto: Ford Caminhões/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás