Indústria

Rota 2030: nova data é 24 de abril.

Governo desmarcou reunião que teria com Anfavea e presidentes das montadoras nesta quinta-feira, 12

Por Alzira Rodrigues | alzira@autoindustria.com.br

Todos os presidente das montadoras aqui instaladas já tinham recebido convite para a reunião de quinta-feira desta semana, 12, em Brasília, com o presidente Michel Temer e outras autoridades. A expectativa de que na ocasião seria finalmente divulgado o Rota 2030 era grande. Mas mais um vez o anúncio da tão esperada política setorial automotiva foi postergado. A nova data, agora, é 24 de abril, uma terça-feira. O horário ainda é uma incógnita.

Na terça-feira, 9, por ocasião do lançamento da Tiguan Allspace, o presidente e CEO da Volkswagen América do Sul e Brasil, Pablo Di Si, confirmou que tinha recebido o convite para o encontro do dia 12. E disse que estaria lá. Mas prudentemente não quis comentar se tinha confirmação quanto à divulgação do programa em tal encontro.

Sobre a importância do Rota 2030 para o setor automotivo brasileiro, Di Si reafirmou que a Volkswagen não mexeria em seu investimento de R$ 7 bilhões no País. Mas destacou que se o programa não sair o Brasil pode perder conhecimento: “Pesquisa e desenvolvimento nós tanto podemos realizar aqui como comprar lá fora. Com o Inovar-Auto nós avançamos nessa área. Minha preocupação é que o conhecimento não fique aqui”.

Dados divulgados por fonte do setor dão conta que a partir de incentivos de R$ 7,5 bilhões concedidos pelo governo no Inovar-Auto, as montadoras geraram investimento de R$ 25 bilhões em P&D. Também segundo fontes do setor, o governo adiou a reunião do dia 12 por causa das mudanças em seu Ministério, provocadas pela saída de ministros que vão concorrer na eleição de outubro. O novo titular da Fazenda teria pedido um tempo para se inteirar mais do programa automotivo.

A reunião que seria dia 12 e agora acontecerá dia 24 reunirá não só Anfavea e os presidentes de montadoras, mas também representantes do Sindipeças e Abeifa. Apesar de o encontro com o presidente da República ter sido remarcado, não há garantia – assim como não havia em relação ao dia 12 – de que na oportunidade será efetivamente divulgado o Rota 2030. A princípio o convite é apenas para uma reunião com o setor.

De acordo com Paulo Cardamone, Chief Strategy Officer da Bright Consulting, a Medida Provisória do Rota 2030 está desenhada pelo MDIC, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, faltando apenas alguns ajustes finos com relação a metas mais robustas de eficiência energética e segurança veicular, assim como o alinhamento dos incentivos à P&D, ainda em discussão.

Desde dezembro a Bright Consulting é responsável pela coordenação de atividades de consultoria ao MDIC, que passou a utilizar o projeto Automotive Brazil 2025 – Uma Visão de Futuro sobre o Mercado Automotivo no Brasil como suporte à formulação da nova política de competitividade para o setor automotivo.

Cardamone lembrou que a posição do Ministério da Fazenda de que a indústria automobilística não deve receber incentivos por não ser estratégica para o País é um dos entraves que vem impedindo a divulgação do Rota 2030. Destacou, no entanto, que o setor precisa que o programa seja promulgado rapidamente para evitar a perda de investimentos.

“A nova política deve promover a competitividade da indústria e do produto, garantir a produção de veículos seguros, eficientes em consumo e conectados, fomentar toda a cadeia produtiva por meio de incentivos e estabelecer para 2022 e 2027 metas desafiadoras e alinhadas com a rota tecnológica global”.

Desde o término do inovar-Auto em 31 de dezembro o setor está sem um programa de longo prazo que dê previsibilidade aos seus investimentos e novos projetos. Governo, montadoras e autopeças passaram dez meses discutindo o Rota 2030 no ano passado e o programa, inicialmente com divulgação prevista para o final de agosto, até agora não saiu do papel.


Foto: Divulgação/GM

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás