Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br
O Grupo Volkswagen anuncia que começa a dar passos para capitalizar a subsidiária Volkswagen Truck & Bus no mercado de ações e, assim, transformar a empresa em sociedade anônima. A abertura de capital ocorre três anos depois de a companhia ser constituída, na qual reúne as marcas MAN, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e RIO (serviços por conectividade baseados em nuvens).
O conselho administrativo do grupo alemão acredita que a capitalização permitirá à empresa mais capacidade de investimento, além de maiores possibilidades de desenvolvimento contínuo e sustentável.
“A preparação para a capitalização é um passo lógico nesta evolução bem-sucedida de nossa empresa. Estamos prontos para subir de nível com a abertura de capital”, diz em comunicado Andreas Renschler, CEO da Volkswagen Truck & Bus. “É claro que isto não ocorrerá de um dia para o outro. Iniciamos um abrangente projeto, o Next Level, no qual atuam quase 200 colaboradores de todas as nossas marcas em todo o mundo. Como equipe, criaremos as condições para poder ter acesso a todas as possibilidades financeiras do mercado de capitais e financiar importantes investimentos futuros com mais flexibilidade e acelerar o crescimento rentável de nosso negócio com veículos comerciais.”
O Next Level coloca foco em sete iniciativas com as quais, sustenta a empresa, conduzirão a Volkswagen Truck & Bus à liderança global na área de transportes. A estratégia avança com o reforço no desempenho das marcas, na expansão global, em modelos de negócio orientados ao futuro -o que inclui a direção autonôma -, fortalecimento da cooperação entre as marcas com maiores sinergias, verificação da estrutura da organização para desenvolver valores comuns, adoção de um modelo ativo e aberto de comunicação, além da criação de condições técnicas e estruturais com vistas à capacitação ao mercado de capitais.
De acordo com a companhia, a Volkswagen Truck & Bus passará por uma transformação para tornar-se uma empresa madura. O grupo já dispõe de 31 fábricas em 17 países e 81 mil colaboradores que produzem caminhões e ônibus. Nos primeiros anos fiscais de 2016 e 2017, a empresa investiu € 2,9 bilhões em pesquisa e desenvolvimento.
No ano passado, a Volkswagen Truck & Bus entregou 205.000 veículos comerciais em todo o mundo, alta de 11,6 % sobre 2016. O volume de vendas contribuiu para o crescimento de 12,1 % no faturamento, para € 23,9 bilhões.
Foto: MAN Latin America/Divulgação
- Volvo leva a melhor no mercado de caminhões acima de 16 toneladas - 19 de novembro de 2024
- Sergomel coroa crescimento com estreia na Fenatran - 13 de novembro de 2024
- Cummins materializa o compromisso com a descarbonização - 11 de novembro de 2024