Empresa

Volkswagen Truck & Bus vai abrir capital

Subsidiária do Grupo Volkswagen atuará independente como empresa de sociedade anônima

Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

O Grupo Volkswagen anuncia que começa a dar passos para capitalizar a subsidiária Volkswagen Truck & Bus no mercado de ações e, assim, transformar a empresa em sociedade anônima. A abertura de capital ocorre três anos depois de a companhia ser constituída, na qual reúne as marcas MAN, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e RIO (serviços por conectividade baseados em nuvens).

O conselho administrativo do grupo alemão acredita que a capitalização permitirá à empresa mais capacidade de investimento, além de maiores possibilidades de desenvolvimento contínuo e sustentável.

“A preparação para a capitalização é um passo lógico nesta evolução bem-sucedida de nossa empresa. Estamos prontos para subir de nível com a abertura de capital”, diz em comunicado Andreas Renschler, CEO da Volkswagen Truck & Bus. “É claro que isto não ocorrerá de um dia para o outro. Iniciamos um abrangente projeto, o Next Level, no qual atuam quase 200 colaboradores de todas as nossas marcas em todo o mundo. Como equipe, criaremos as condições para poder ter acesso a todas as possibilidades financeiras do mercado de capitais e financiar importantes investimentos futuros com mais flexibilidade e acelerar o crescimento rentável de nosso negócio com veículos comerciais.”

O Next Level coloca foco em sete iniciativas com as quais, sustenta a empresa, conduzirão a Volkswagen Truck & Bus à liderança global na área de transportes. A estratégia avança com o reforço no desempenho das marcas, na expansão global, em modelos de negócio orientados ao futuro -o que inclui a direção autonôma -, fortalecimento da cooperação entre as marcas com maiores sinergias, verificação da estrutura da organização para desenvolver valores comuns, adoção de um modelo ativo e aberto de comunicação, além da criação de condições técnicas e estruturais com vistas à capacitação ao mercado de capitais.

De acordo com a companhia, a Volkswagen Truck & Bus passará por uma transformação para tornar-se uma empresa madura. O grupo já dispõe de 31 fábricas em 17 países e 81 mil colaboradores que produzem caminhões e ônibus. Nos primeiros anos fiscais de 2016 e 2017, a empresa investiu € 2,9 bilhões em pesquisa e desenvolvimento.

No ano passado, a Volkswagen Truck & Bus entregou 205.000 veículos comerciais em todo o mundo, alta de 11,6 % sobre 2016. O volume de vendas contribuiu para o crescimento de 12,1 % no faturamento, para € 23,9 bilhões.


Foto: MAN Latin America/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás