Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br
Os trabalhadores da Volkswagen de São Bernardo do Campo (SP) aprovaram em assembleia na terça-feira, 17, que a fábrica da Anchieta poderá compartilhar com outra unidade industrial do grupo um eventual excedente de produção a partir de 2020, quando um novo utilitário esportivo compacto começará a ser fabricado naquela planta. A Volkswagen confirmou na quarta-feira, 18, a produção do novo modelo negociado com o sindicato e os empregados, limitando-se a informar que ele será feito a partir da plataforma MQB e está entre os vinte lançamentos prometidos até 2020.
De acordo com nota do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, serão quatro modelos produzidos em São Bernardo do Campo daqui a dois anos – Saveiro, Virtus, Polo e o novo SUV compacto. Atualmente, segundo a entidade, a fábrica da Anchieta produz 1.036 carros por dia e sua capacidade atual diária é de 1.091.
“Só poderá ocorrer o compartilhamento caso a produção na planta Anchieta tenha atingido sua capacidade máxima”, informou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e funcionário da Volkswagen, Wagner Santana.
A negociação para a realização deste investimento, de acordo com a entidade, começou a ser assegurada no acordo firmado em 2012 entre o Sindicato e a empresa, no momento em que a produção do Gol Geração 4 e da Kombi seriam encerradas. “Em 2015, dentro do acordo que reverteu 800 demissões anunciadas pela empresa, foi assegurada a vinda de uma plataforma mundial. E em 2016, nova negociação garantiu a chegada de dois novos veículos – o Polo e o Virtus”, relembrou o sindicato em nota.
A Volkswagen investe R$ 7 bilhões atualmente na renovação de sua linha de produtos e na melhoria dos processos produtivos de suas fábrica. A proposta é lançar vinte modelos até 2020, dos quais quatro já chegaram ao mercado. O Polo e o Virtus tiveram produção iniciada no ano passado e os dois outros lançamentos – Amarok V6 e Tiguan Allspace – são importados.
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Como vem comentando o presidente e CEO da montadora para a América do Sul e Brasil, Pablo Di Si, essa é a maior ofensiva de novos produtos feita pela Volkswagen no País. Na semana passada ele admitiu, inclusive, que o número de lançamentos poderá ultrapassar os vinte que a empresa vem prometendo desde o ano passado.
Foto: Divulgação/SMSBC
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