André Senador, diretor de assuntos corporativos da Volkswagen do Brasil e Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista, lançará na próxima quarta-feira, 25, o livro “Nomofobia 2.0 e outros excessos na era dos relacionamentos digitais”. O lançamento será às 18h no Rooftop5 & Centro de Convenções, prédio Tomie Ohtake, na avenida Brigadeiro Faria Lima, 201, em Pinheiros, na capital paulista.
A obra, que tem como base a dissertação de mestrado apresentada por Senador em 2016, é um painel que tem o objetivo de analisar com maior profundidade as transformações provocadas pela comunicação digital tanto nos comportamentos como nos relacionamentos interpessoais e busca debater, com base na análise de estudos contemporâneos e nas referências de autores clássicos, das áreas de tecnologia, comunicação, psicologia e saúde, a dualidade entre os benefícios e riscos dessas tecnologias.
Para o autor, não há problema no uso intensivo dos smartphones e das redes sociais, desde que não haja problema em interromper o uso destes recursos e se dedicar a outras tarefas, aos relacionamentos ou ao lazer. Segundo ele, o sinal de alerta soa quando a pessoa começa a preferir navegar no universo virtual ao invés de lidar, efetivamente, com o mundo real.
“O livro procura refletir, justamente, sobre esta dualidade entre os extraordinários benefícios trazidos por estes aparelhos e pelas redes sociais e, de outra parte, o risco do uso excessivo destes aparelhos”, explica Senador. “Corre-se o risco de deixar de viver a vida de uma forma natural e passar a preencher as necessidades humanas através das tecnologias”.
- Abeifa é contra pedido da BYD de impostos menores para CKD e SKD - 11 de abril de 2025
- No dia 16, debate sobre o futuro dos combustíveis promovido pela AEA - 11 de abril de 2025
- Antes da posse na Anfavea dia 15, Calvet faz tour nas montadoras - 10 de abril de 2025