André Senador, diretor de assuntos corporativos da Volkswagen do Brasil e Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista, lançará na próxima quarta-feira, 25, o livro “Nomofobia 2.0 e outros excessos na era dos relacionamentos digitais”. O lançamento será às 18h no Rooftop5 & Centro de Convenções, prédio Tomie Ohtake, na avenida Brigadeiro Faria Lima, 201, em Pinheiros, na capital paulista.
A obra, que tem como base a dissertação de mestrado apresentada por Senador em 2016, é um painel que tem o objetivo de analisar com maior profundidade as transformações provocadas pela comunicação digital tanto nos comportamentos como nos relacionamentos interpessoais e busca debater, com base na análise de estudos contemporâneos e nas referências de autores clássicos, das áreas de tecnologia, comunicação, psicologia e saúde, a dualidade entre os benefícios e riscos dessas tecnologias.
Para o autor, não há problema no uso intensivo dos smartphones e das redes sociais, desde que não haja problema em interromper o uso destes recursos e se dedicar a outras tarefas, aos relacionamentos ou ao lazer. Segundo ele, o sinal de alerta soa quando a pessoa começa a preferir navegar no universo virtual ao invés de lidar, efetivamente, com o mundo real.
“O livro procura refletir, justamente, sobre esta dualidade entre os extraordinários benefícios trazidos por estes aparelhos e pelas redes sociais e, de outra parte, o risco do uso excessivo destes aparelhos”, explica Senador. “Corre-se o risco de deixar de viver a vida de uma forma natural e passar a preencher as necessidades humanas através das tecnologias”.
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027