Por Joel leite
Em apenas um mês, da segunda quinzena de março pra cá, houve uma leva de lançamentos de utilitários esportivos, a maioria com motor turbo de alto rendimento e baixo consumo, custando de R$ 125 mil a R$ 310 mil.
O Tiguan, com motor flex 1.4 de 150 cavalos com cinco ou sete lugares, é apenas o primeiro dos cinco utilitários esportivos que a Volkswagen vai lançar até 2020 no mercado brasileiro. Tem também uma opção 2.0 de 220 cavalos.
A BMW chegou logo com dois: o X2, importado da Alemanha, (de R$ 212 mil a R$ 247 mil) e o X3, feito na fábrica de Araquari, em Santa Catarina. Isso porque a marca já tem aqui o X1, o X4 e o X5,. Quer dizer, são cinco utilitários esportivos pra atender toda a gama do mercado.
Teve mais: a Volvo lançou o XC40, com motor 2.0 turbo e opções de 190 e 255 cavalos.
A Honda veio com o novo CR-V, também um turbo 1.5 de 190 cavalos, e a Peugeot, com o 5008, outro 1.6 turbo de 165 cavalos de potência.
É um segmento em que há grande procura, atinge um consumidor com alto poder aquisitivo e, de quebra, tem facilidade de financiamento, porque o cliente tem lastro, tem patrimônio que garante o pagamento do empréstimo.
* Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027