Indústria

Meritor amplia quadro de funcionários

Fabricante de eixos contrata mais 60 pessoas para atender o crescimento da produção de veículos

Por Décio Costa | decio@autoindustria.com.br

Para acompanhar o aquecimento do ritmo das fábricas de veículos pesados, a Meritor contratou mais 60 pessoas para sua unidade de Osaco (SP). O contingente representa atualmente 10% do quadro de funcionários da empresa.

“Estamos contratando novamente baseado na programação para os próximos meses”, conta Adalberto Momi, diretor geral da fabricante para a América do Sul. “Seguimos com cautela, mas é começo de uma fase que pode gerar mais oportunidades.”

De acordo com Momi, o gatilho das contratações em boa parte também se deve ao atual cenário do mercado de caminhões, tanto do ponto de vista interno quanto externo. A conta reúne o impacto do crescimento das vendas domésticas de caminhões pesados se mostra maior que o previsto, a necessidade de recompor estoque de qualidade, “ainda há muito caminhão velho nos pátios”, e os mercados do mundo também estão aquecidos.

“Hoje, o que a montadora produz, ela vende. Depois, há dificuldade em distribuir a produção, porque também lá fora toda a capacidade de produção está ocupada para atender os próprios mercado aquecidos”, revela Momi. “Não há outra perspectiva para a indústria do País senão o do crescimento.”

Leia mais

→Meritor prevê crescimento robusto em 2018

→Meritor estreia na Fenatran e em novo segmento

→Meritor aumenta produção e reduzirá férias coletivas

A expectativa do diretor geral da Meritor está alinhada com as projeções das montadoras em geral. No caso seu caso aponta uma alta de 30% na produção, para volume entre 75.000 e 78.000 eixos.

“Será um ano sem sobressaltos nas linhas de produção, o que é bom”, aponta Kleber Assanti, diretor comercial da Meritor. “Mas não custa lembrar que a estimativa é metade do que foi 2011.”

Aliadas às doses de otimismo para 2018 também se apresentam novas oportunidades de negócios já encaminhadas pela empresa. Recém-lançado pela Meritor, o eixo MS11X começará a ser fornecido para a fábrica da MAN, em Resende (RJ) – onde a Meritor também possui operação – para equipar os novos Delivery.

Trata-se de um novo eixo de atuação da empresa e estratégia de crescimento. “A Meritor tem 60% de participação na categoria de pesados. Explorar o segmento de leves amplia as condições da companhia para crescer”, justifica Assanti.

O diretor comercial se diz surpreso ainda com o segmento de micro-ônibus, impulsionado especialmente pelo programa Caminho da Escola, “com pedidos para entregas até o ano que vem”, e o empurrão que os produtos da Fabco podem dar aos negócios.

Em setembro do ano passado, a Meritor adquiriu o portfólio de produtos e tecnologias da Fabco, o que inclui caixas de transferências, transmissões auxiliares e tomadas de força. “Estamos prospectando mercado e posso adiantar que há alguns interessados. Mas são oportunidades de nicho, especialmente para caminhões 4×4, fora de estrada.”


Foto: Meritor/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás