Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br
A Cummins aproveita a Intermat, Feira Internacional de Construção de Infraestrutura, que acontece até sábado, 28 de abril, em Paris, na França, para mostrar um novo conceito de powertrain eletrificado para aplicações fora de estrada. Batizado de REEV – Range Extended Electric Driveline ou Linha de Transmissão Elétrica Estendida na tradução em português -, o protótipo destina-se a uma ampla gama de equipamentos, incluindo, entre outros, carregadeiras, guindastes, caminhões de mina, tratores e escavadeiras.
“A Cummins está desenvolvendo um portfólio de energia alternativa para o setor industrial, incluindo linhas de transmissão totalmente elétricas e de extensão. Isso complementa o nosso Diesel limpo e nos permite oferecer as melhores soluções para nossos clientes, sejam quais forem suas necessidades ”, comentaJulie Furber, diretora executiva da Cummins Electrified Power Business.
A Cummins criou recentemente uma nova Unidade de Negócios dedicada à eletrificação e adquiriu duas divisões de sistema de baterias elétricas automotivas para acelerar projetos na área.
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Combinando a energia da bateria com um motor-gerador compacto, o Cummins REEV funciona da mesma maneira que o Cummins Battery Electric (BEV), capaz de fornecer energia elétrica com zero emissões em uma única carga no ponto de uso. No entanto, possui um gerador F3.8 Stage V como opções plug-in para carregamento, oferecendo mais flexibilidade em locais onde não há infraestrutura de carregamento.
De acordo com a empresa, o gerador usa um motor de tração de alta eficiência que fornece torque contínuo de 1.850 Nm, eliminando a necessidade de troca de marchas e reduzindo drasticamente o ruído do trem de força. Um torque instantâneo de até 3.400 Nm está disponível quando a máquina atinge condições de trabalho difíceis.
“Com nossas recentes aquisições da Brammo e da Johnson Matthey Battery Systems, estamos construindo capacidade em toda a gama de armazenamento elétrico. Durante Intermat, estamos lançando também a nossa inédita bateria de 35 kWh que pode ser instalada individualmente ou em conjunto para atender às necessidades de operação e ciclo de trabalho do equipamento ”, explica Furber.
Em demonstração na Intermat, o Cummins REEV alimenta um equipamento com capacidade de cerca de 20 toneladas. Carregada durante a noite, a bateria de 35 kWh permite 2 horas de operação. Quanto maior a necessidade de operação com zero emissão, mais baterias serão necessárias. “A capacidade da bateria de alta densidade e o motor podem ser dimensionados para oferecer o melhor equilíbrio entre a emissão extremamente baixa e a emissão zero”, conclui Furber.
Foto: Divulgação/Cummins
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