Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br
A MAN Latin America anuncia a chegada dos novos Delivery Express e 4.150 à sua rede de concessionárias do País. Os modelos, apresentados em outubro do ano passado, durante a Fenatran, integrantes de uma nova família de caminhões da fabricante para operações de distribuição urbana, também fazem a estreia oficial da marca Volkswagen Caminhões nos segmentos de comerciais leves de até 3,5 toneladas e nos semileves de até 4 toneladas de peso bruto total (PBT), nichos antes inexplorados pela marca.
Os caminhões que agora desembarcam nas lojas, especialmente o Express, foram praticamente a razão do projeto de renovação da linha Delivery, frutos de R$ 1 bilhão de investimento e cinco anos de desenvolvimento liderado pela engenharia brasileira. Os veículos são completamente novos, sem compartilhar qualquer componente com a geração anterior.
Leia mais
→Uma volta com os novos VW Delivery
→e-Delivery, o elétrico Made in Brazil
→MAN estreia na categoria de semileve
No caso do Express, classificado como um comercial leve, traz a vantagem de poder ser conduzido por qualquer motorista habilitado com carteira categoria B. A proposta da fabricante é oferecer um veículo com a resistência de caminhão, mas conforto de automóvel.
“Desenvolvemos um conceito inédito, no qual o cliente frequentemente opta por picapes ou veículos baseados em vans”, contou Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-venda para a América latina na ocasião de apresentação das novidades, em setembro do ano passado. “Agora, temos um produto para oferecer com características de caminhão, com cabine avançada, dois metros de largura interna, mas sem abdicar da versatilidade de um comercial leve.”
Com vocação para atuar nos ambientes urbanos, o Delivery Express tem capacidade para trafegar com 1 tonelada de carga líquida e PBT homologado para 3,5 toneladas. O trem de força é composto pelo motor Cummins ISF de 2,8 litros com 150 cv a 3.500 rpm e torque de 36,7 kgfm de 1.400 a 2.800 rpm e câmbio manual Eaton de 6 marchas.
A força disponível na ampla faixa de giros, indica que o motorista terá respostas rápidas do acelerador para enfrentar o trânsito. O conjunto ainda funciona com base na tecnologia de recirculação de gases, que dispensa o Arla 32, solução frequentemente mais adotada pelos fabricantes de veículos para motores que trabalham em rotações mais elevadas.
A segunda estreia, o Delivery 4.150 carrega o mesmo conceito que o Express, compartilha o mesmo trem de força, porém, entrega capacidade de carga ligeiramente superior ao ter PBT homologado de 3.850 kg. E diferentemente do irmão menor, pode ser financiado via Finame.
“Trata-se dos lançamentos mais aguardados do segmento de 3,5 e 4 toneladas, que traduzem o know-how da marca Volkswagen combinando a expertise de carro de passeio e de trabalho, numa sincronia que chega para fazer história no transporte de cargas”, acredita o vice-presidente de vendas Alouche.
Canavieiro – Na esteira das novidades, a MAN Latin America também aproveitou a Agrishow, principal feria do agronegócio do País, até 4 de maio em Ribeirão Preto (SP), para lançar o Constellation 31.280 6×4 equipado com transmissão automática fornecida pela Allison.
A nova opção, batizada de Canavieiro, tem PBT de 30,5 toneladas e eixo traseiro com bloqueio transversal e longitudinal para melhor enfrentar as condições severas do fora de estrada. O caminhão ainda dispõe de um pacote de acessórios que elevam sua capacidade para atuar no canavial, como grades de proteção para componentes como radiador e alternador, isolante térmico das tubulações do sistema pneumático e chicote elétrico, além de filtros dimensionado para o trabalho no campo.
Fotos: MAN Latin America/Divulgação
- Ford ensaia oferta da Ranger com cabine simples - 31 de outubro de 2024
- Ford levará para a Fenatran linha Transit atualizada - 31 de outubro de 2024
- Volvo aprimora FMX 6×6 para operação florestal da Suzano - 21 de outubro de 2024