Lançamentos

Volkswagen começa a distribuir os novos Delivery Express e 4.150

Os caminhões representam estreia da marca nos segmentos de 3,5 e 4 toneladas

Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

A MAN Latin America anuncia a chegada dos novos Delivery Express e 4.150 à sua rede de concessionárias do País. Os modelos, apresentados em outubro do ano passado, durante a Fenatran, integrantes de uma nova família de caminhões da fabricante para operações de distribuição urbana, também fazem a estreia oficial da marca Volkswagen Caminhões nos segmentos de comerciais leves de até 3,5 toneladas e nos semileves de até 4 toneladas de peso bruto total (PBT), nichos antes inexplorados pela marca.

Os caminhões que agora desembarcam nas lojas, especialmente o Express, foram praticamente a razão do projeto de renovação da linha Delivery, frutos de R$ 1 bilhão de investimento e cinco anos de desenvolvimento liderado pela engenharia brasileira. Os veículos são completamente novos, sem compartilhar qualquer componente com a geração anterior.

Leia mais

→Uma volta com os novos VW Delivery

→e-Delivery, o elétrico Made in Brazil

→MAN estreia na categoria de semileve

No caso do Express, classificado como um comercial leve, traz a vantagem de poder ser conduzido por qualquer motorista habilitado com carteira categoria B. A proposta da fabricante é oferecer um veículo com a resistência de caminhão, mas conforto de automóvel.

“Desenvolvemos um conceito inédito, no qual o cliente frequentemente opta por picapes ou veículos baseados em vans”, contou Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-venda para a América latina na ocasião de apresentação das novidades, em setembro do ano passado. “Agora, temos um produto para oferecer com características de caminhão, com cabine avançada, dois metros de largura interna, mas sem abdicar da versatilidade de um comercial leve.”

Com vocação para atuar nos ambientes urbanos, o Delivery Express tem capacidade para trafegar com 1 tonelada de carga líquida e PBT homologado para 3,5 toneladas. O trem de força é composto pelo motor Cummins ISF de 2,8 litros com 150 cv a 3.500 rpm e torque de 36,7 kgfm de 1.400 a 2.800 rpm e câmbio manual Eaton de 6 marchas.

A força disponível na ampla faixa de giros, indica que o motorista terá respostas rápidas do acelerador para enfrentar o trânsito. O conjunto ainda funciona com base na tecnologia de recirculação de gases, que dispensa o Arla 32, solução frequentemente mais adotada pelos fabricantes de veículos para motores que trabalham em rotações mais elevadas.

A segunda estreia, o Delivery 4.150 carrega o mesmo conceito que o Express, compartilha o mesmo trem de força, porém, entrega capacidade de carga ligeiramente superior ao ter PBT homologado de 3.850 kg. E diferentemente do irmão menor, pode ser financiado via Finame.

“Trata-se dos lançamentos mais aguardados do segmento de 3,5 e 4 toneladas, que traduzem o know-how da marca Volkswagen combinando a expertise de carro de passeio e de trabalho, numa sincronia que chega para fazer história no transporte de cargas”, acredita o vice-presidente de vendas Alouche.

Canavieiro – Na esteira das novidades, a MAN Latin America também aproveitou a Agrishow, principal feria do agronegócio do País, até 4 de maio em Ribeirão Preto (SP), para lançar o Constellation 31.280 6×4 equipado com transmissão automática fornecida pela Allison.

A nova opção, batizada de Canavieiro, tem PBT de 30,5 toneladas e eixo traseiro com bloqueio transversal e longitudinal para melhor enfrentar as condições severas do fora de estrada. O caminhão ainda dispõe de um pacote de acessórios que elevam sua capacidade para atuar no canavial, como grades de proteção para componentes como radiador e alternador, isolante térmico das tubulações do sistema pneumático e chicote elétrico, além de filtros dimensionado para o trabalho no campo.


Fotos: MAN Latin America/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Morini anuncia início da montagem de motos em Manaus

A partir de kits CKD, serão fabricados três modelos: X-Cape 650cc, Seiemezzo 650cc e Calibro…

% dias atrás

Bosch vai nacionalizar mais uma etapa do ESP, com produção da ECU em Campinas

Gáston Diaz Perez, CEO e presidente na América Latina, revela faturamento de R$ 10,8 bilhões…

% dias atrás

Alex Pereira é o novo diretor-gerente da SKF Brasil

Executivo será responsável pela Divisão Mercado Industrial

% dias atrás

Inmetro fará testes de eficiência energética no Campo de Provas de GM

A primeira rodada de avaliação contará com 27 modelos, um de cada montadora. Entre eles,…

% dias atrás

Randoncorp fatura R$ 3,2 bilhões no trimestre e cresce 25,8%

"Trabalhamos em diversas frentes para tornar a empresa cada vez mais forte e resiliente”, diz…

% dias atrás

Produção de veículos na Argentina fecha em alta de 9% no 1º quadrimestre

Ritmo das atividades acompanha momento positivo do mercado, que cresceu 77% no período

% dias atrás