Mercado

Expansão de 59,4% nas vendas de implementos rodoviários

O segmento de reboques e semirreboques tem reação mais forte e cresce 83,8%

Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

Os números ainda estão bem aquém do recorde de mercado de 177,8 mil unidades registrado em 2013. Mas a curva é ascendente desde o segundo semestre do ano passado e sinaliza dias melhores para o setor de implementos rodoviários. No acumulado do primeiro quadrimestre foram comercializadas 24.591 unidades, alta de 59,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

“Esses números indicam que a retomada segue em seu curso e a indústria poderá recuperar uma parte de suas perdas acumuladas ainda este ano”, comenta Norberto Fabris, presidente da Anfir, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.

Segundo levantamento da entidade divulgado na terça-feira, 8, as quatro quedas anuais sucessivas resultaram em perdas que correspondem a cerca de dois terços do mercado doméstico, considerando o total apurado em 2013. No ano seguinte a retração  foi de 10,2% e, de 2014 para 2015, bateu em nada menos do que 44,7%. Em 2016 o recuo foi de 29,8% e no ano passado, de 2,4%.

Leia mais

→Norberto Fabris é o novo presidente da Anfir

→BNDES melhora as condições para a compra de implementos

“Tempos difíceis”, como diz o presidente da Anfir, destacando que “toda queda é rápida assim como toda retomada é lenta”. Por isso, na avaliação de Fabris, a recuperação se dará a partir de agora de forma gradual.

Segmentação – O segmento de reboques e semirreboques apresenta reação mais rápida do que o de leves, que engloba as carrocerias sobre chassis. Foram emplacados 12.149 produtos pesados nos primeiros quatro meses do ano, um salto significativo de 83,8% sobre o mesmo período de 2017, quando os registros se limitaram a pouco mais de 6,6 mil implementos.

Na linha leve a variação também foi positiva, mas em índice menor, de 41,1%. De janeiro a abril foram entregues 12.442 implementos ante os 8.818 de igual período do ano passado.

“O reaquecimento lento da atividade econômica nos centros urbanos tem reduzido a velocidade de recuperação do segmento de implementos leves”, avalia Mario Rinaldi, diretor executivo da Anfir.


Foto: Divulgação/Randon

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás