Indústria

Rodoviários Mercedes-Benz ganham eficiência

Aprimoramentos na família de chassis O 500 focaram redução no custo operacional no transporte de passageiros

Por Décio Costa | decio@autoindustria.com.br

A Mercedes-Benz introduziu novas soluções da engenharia em sua linha de chassi rodoviário com o objetivo de garantir ao transportador do segmento menores custos operacionais, especialmente no que diz respeito à redução do consumo de combustível. Com o chamado pacote Fuel Efficiency, a fabricante garante economia de 2% a 8%, a depender das condições da operação e da configuração do veículo.

De acordo com Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz, adianta que a família de chassis rodoviários já tinha recebido 16 itens tecnológicos para entregar mais segurança e conforto, agora o foco chegou aos custos.

“Nas operações rodoviárias, nas quais os ônibus rodam de 15 mil a 20 mil quilômetros por mês, o combustível chega a representar de 25% a 30% na planilha de gastos do operador. Proporcionar um equipamento mais econômico reforça nosso compromisso com o segmento.”

O Fuel Efficiency é resultado de trabalho de engenharia e teste em rotas reais com a Cometa. O pacote, disponível para os chassis O 500 RS (4×2), O 500 RSD (6×2) O 500 RSDD (8×2), começa com uma nova programação na caixa automatiza de 8 velocidade GO240 para aproveitar melhor o torque do motor e, assim, permitir menos trocas de marchas.

Depois, a montadora elevou a eficiência do compressor de ar do motor capaz de aliviar a potência de trabalho do dispositivo, fazendo com que possa trabalha com uma temperatura mais baixa, além de gerar manos ruído. “Na prática, quando o sistema de ar está totalmente carregado, o sistema reduz a carga do motor e, consequentemente, o consumo de combustível”, ilustra Barbosa.

Os chassis também ganharam o chamado Visctronic, sistema de gerenciamento eletrônico do ventilador do radiador. O aprimoramento forneceu inteligência ao dispositivo, promovendo controle de velocidade variável conforme a temperatura, o que permite que o ventilador trabalhe na rotação máximo somente quando necessário. “Ao precisar menos potência do motor por mais tempo, menos combustível é consumido”, resume o diretor.

Por fim, o motor OM 457 de 306 cv, oferecido nos chassis RS e RSD, foi recalibrado para dispor de mais torque, saltando de 163,1 kgfm para 188,6 kgfm a 1.100 rpm. Para as viagens, garantia de manter velocidade média elevada e mais capacidade para enfrentar as subidas sem tanta exigência do acelerador e do câmbio.

O pacote de atualização ainda introduziu sistema de desligamento automático do motor quando o veículo se encontra parado, em ponto morto, com freio de estacionamento acionado por mais de 4 minutos, situação frequente nas garagens e rodoviárias.

Leia mais

→Mercedes-Benz comemora 500 ônibus vendidos em janeiro

→Mercedes-Benz começa o ano com o pé no acelerador

Mercado – Para o diretor de vendas da fabricante, o segmento de ônibus rodoviário é o que mais deverá demandar veículos em 2018. Necessidade de renovação e a obrigatoriedade de elevadores para pessoas com dificuldade de locomoção em veículos do segmento, em vigor a partir de 31 de julho, são alguns dos impulsionadores.

Pelas contas do executivo, somente no primeiro quadrimestre do ano, o mercado de ônibus rodoviário cresceu 181% na comparação com o mesmo período do ano passado, para 338 unidades. A estimativa de Barbosa é de que até o fim do ano, o segmento absorva 1.600 chassis.

Para o mercado total de ônibus, o diretor projeta um crescimento de 18% a 22%, volume em torno de 14.000 ônibus. “Aquele mercado do passado recente, de 26 mil a 30 mil foi impulsionado por mecanismo como o PSI. Não mais razoável pensar nele ( patamar de mercado) hoje em dia.”


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás