Produto

SUV Cactus acabará com a estiagem na Citroën

Montadora divulga primeiras fotos oficiais do modelo que chega no segundo semestre

Por George Guimarães | george@autoindustria.com.br

Verdade seja dita: há um bom tempo a Citroën deve alguma novidade de peso para sua linha de automóveis no Brasil. A mais recente, há dois meses, foi o face-lift do argentino C4 Lounge e antes dela, no primeiro semestre do ano passado, o importado C4 Picasso e a transmissão de seis marchas para o C3 e Aircross nacionais.

Convenhamos, muito pouco para um mercado em franca ebulição de lançamentos. De novo mesmo, a marca tem o Jumpy, apresentado no fim de 2017, mas aí se trata de um veículo comercial.

Pois, darão graças em especial os concessionários da marca, os dias de estiagem estão próximos do fim. A fábrica da PSA em Porto Real, (RJ) já produz o utilitário esportivo compacto C4 Cactus em regime pré-série para lançamento comercial no segundo semestre.

E esta semana a Citroën começou a adoçar a boca do consumidor com as primeiras fotos oficiais de seu próximo modelo nacional. Na Europa, o Cactus chegou  às ruas no transcorrer de 2014 e já passou por ligeira atualização estética. A versão produzida no sul-fluminense será muito parecida com o Cactus europeu atualizado. Apenas alguns detalhes no para-choque são perceptíveis aos olhos dos menos aficionados.

 

O motor ainda não foi confirmado oficialmente pela empresa, mas não deve fugir do 1.6 flex já presente no C4 e Aircross e — pelo menos é torcida de muitos — do polivalente e ótimo 1.6 THP, turbo oferecido em diversos modelos da Citroën e da Peugeot em todo o mundo. Ambos acoplados, muito provavelmente, à transmissão automática de seis velocidades e, no caso do 1.6 aspirado, também a uma manual.

A chegada do Cactus tem particular importância também porque permitirá à Citroën finalmente brigar com mais argumentos no segmento que mais cresce no Brasil. Os SUVs já respondem por quase um quarto do mercado interno: venderam 150 mil dos 630 mil automóveis e comerciais leves emplacados no primeiro quadrimestre de 2018.

Leia mais

→Citroën C4 Lounge renovado já está nas concessionárias

→Citroën produzirá Cactus em Porto Real no segundo semestre

O  Aircross, único representante da marca entre os mais de quarenta modelos relacionados pela Fenabrave na categoria, figura apenas na 15a posição, com pouco mais de 2 mil emplacamentos de janeiro a abril e participação de 1,35%.

Desempenho de mercado, diga-se, até melhor do que da própria marca, que deteve minguado 0,87% das vendas de automóveis e comerciais leves no período. Não à toa, portanto, a montadora deve estar tão ou mais ansiosa do que seus revendedores pela chegada, e sucesso, do Cactus.


Foto: Divulgação/Citroën

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás