Mercado

Venda de seminovos cai 50% no quadrimestre

Veículos com até três anos de uso têm demanda reduzida, enquanto cresce a procura pelos usados mais velhos

Por Alzira Rodrigues | alzira@autoindustria.com.br

O mercado de veículos usados está em alta este ano, mas não o dos chamados seminovos, aqueles com até três anos de uso. Esse segmento acumulou venda de 888,5 mil unidades no primeiro quadrimestre do ano, volume 49,6% inferior ao verificado no mesmo período de 2017, quando foram comercializados 1,76 milhão de seminovos.

Em abril,com 244,5 mil negócios relativos a seminovos, até houve crescimento sobre março, de 6%. Mas no comparativo com o mesmo mês do ano passado a queda é de 42,9%, confirmando no acumulado do ano índice de retração similar ao verificado até março.

Os dados são da Fenauto, Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, e englobam automóveis, comerciais leves, pesados e motos. Os veículos duas rodas representam perto de 20% do total das vendas de usados.

Considerando todos os segmentos do mercado, foram vendidos no quadrimestre total de 4,46 milhões de usados, 5,1% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado (4,25 milhões). É curioso notar que ao contrário dos anos de crise no setor, o mercado de usados cresce este ano em ritmo mais lento do que o de zero-quilômetro.

E o de seminovos decresce basicamente por dois motivos. A menor oferta de carros com até três anos de uso por causa da queda do mercado de novos entre os anos de 2013 e 2016 e a decisão do consumidor que tem um modelo mais antigo de passar direto para o zero-quilômetro ao invés de comprar um menos usado.

Leia mais

Venda de seminovos despenca neste início de ano

Seminovos garantem alta no mercado de usados

O segmento que mais cresceu foi o de usados com 9 a 12 anos– alta de 79%, para 749,3 mil unidades. O de veículos com 4 a 8 anos de uso teve expansão de 36,9%, para 1,8 milhão de unidades, e os chamados velhinhos, com mais de 12 anos, crescimento de 34,9% para 922,6 mil unidades.

De acordo com a Fenauto, entidade que representa o segmento de lojistas multimarcas de veículos seminovos e usados, as vendas de usados em abril atingiram quase 1,2 milhão de unidades, contra 1 milhão 20 mil em março, uma evolução de 4,4%. Em relação a abril do ano passado o resultado é positivo em 16,8%.

Sobre os números do quadrimestre, o presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos, diz que a entidade mantém a convicção de que o mercado está retornando, progressivamente, aos patamares normais de venda. “Persistindo essa evolução, provavelmente deveremos atingir um índice positivo semelhante ao obtido em 2017 sobre 2016, que foi de 6,2% para o mercado total de usados”.


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás