Produto

Ex-líder, Fiat Uno é agora o 50º lugar em vendas

Aos 34 anos, hatch vendeu somente 3,6 mil unidades no quadrimestre, queda de 60%

Por George Guimarães | george@autoindustria.com.br

Lançado em 1984 no Brasil como divisor de águas da marca Fiat, o Uno já tem longos 34 anos de produção, mas dificilmente emplacará o trigésimo-quinto. Pelo menos é o que indicam, de forma evidente, os números do hatch compacto nos últimos tempos.

O modelo, que entrou para a história como o primeiro 1.0 do mercado, lançado como versão Mille em 1990, e principal responsável pela vertiginosa ascensão da Fiat nos anos 90, agora é personagem raro na linha de montagem de Betim (MG) — muito mais dedicada a fabricar Argo e Mobi — e ainda mais nas concessionárias. Isso depois de mais de 4 milhões de unidades produzidas.

Com 3,6 mil emplacamentos no acumulado do primeiro quadrimestre, é um figurante nas vendas da marca, que superaram 92,2 mil unidades no período. Ou seja, o Uno representa agora apenas 4% de tudo o que a Fiat vende aqui. De janeiro a abril de 2017, por exemplo, foram negociadas 10,3 mil unidades no varejo, uma queda, assim, de mais de 60% em doze meses.

Em 2014, ano em que o recém-aposentado Palio liderou o mercado com 183,3 mil emplacamentos, o Uno somou 122,2 mil unidades e ficou com o 4º lugar no ranking. Desde então, os números apontam para baixo acentuadamente a cada ano: foram  79,5 mil em 2015, 34,6 mil em 2016 e encerrou o ano passado, quando foi ultrapassado pelo Mobi, com 34,1 mil licenciamentos e já na 16ª posição.

Modelo foi lançado em 1984, somente um ano depois de ter chegado ao mercado europeu

O recorde anual é de 1995: naquele ano foram vendidos 248 mil Uno. A grande maioria, claro, do Mille, que dois antes, embalado pelo advento do programa governamental Carro Popular, que estipulava para categoria preço de US$ 7,2 mil, já gerava filas de clientes nas revendas.

A saída da montadora foi criar o Mille on Line, sistema que, baseado no CPF do comprador, assegurava a ordem dos pedidos, também direcionava a produção e, indiretamente, buscava eliminar o ágio pago pelos consumidores mais afoitos para ter o carro mais barato do País.

Tempos bem distantes e distintos dos últimos meses, quando a decadência comercial do hatch claramente se intensificou. Em abril, foram negociados somente 655 veículos. E ainda assim, levantamento da Fenabrave confirma que a maioria dos Uno é negociada por meio das chamadas vendas diretas. Empresas e frotistas compraram dois terços do total de abril e também do acumulado dos primeiros quatro meses de 2018.

O Uno agora é  somente o 42º colocado no ranking de automóveis mais vendidos. Se considerados também os comerciais leves, cai para o discretíssimo 50º lugar em 2018.

Mesmo assim a FCA não confirma oficialmente que encerrará tão cedo a produção daquele que foi seu carro mais vendido tantas vezes, assim como ocultou o fim do Palio, no início deste ano e sem direito a qualquer honraria, até ter montado a última unidade em Minas Gerais.

Grande demanda pelo Mille gerou ágio três anos depois de seu lançamento

E nem precisa fazer qualquer estaradalhaço. É claro que, após tantos anos, não resta mais espaço para o Uno na estratégia da montadora. Até porque a FCA investiu alto para modernizar a planta de Betim, agora com nível tecnológico semelhante ao  de Goiana (PE), de onde saem modelos Jeep e o Fiat Toro, e não precisaria gastar tanto  para continuar a fabricar um carro projetado no início da década de 80 e que ganhou uma nova geração só em 2010.

Leia mais

→FCA inova em Betim com uso de robôs colaborativos

→Weekend: o pulso ainda pulsa

→Argo chega como ponta de lança da Fiat

Argo, na parte de cima, e Mobi, no segmento de entrada, estão aí exatamente para tentar arrebatar os órfãos clientes do Uno e do Palio. Não conseguiram integralmente. Na verdade, estão bem longe disso, dada a atual participação da Fiat de 8,2% no segmento de automóveis no primeiro quadrimestre.

Fatia equivalente, diga-se, à que marca detinha nos idos dos anos 80, exatamente quando o Uno chegou. No mínimo, uma curiosa ou sugestiva coincidência.


Foto: Divulgação/FCA

 

 

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás