Por Joel Leite
Com vendas de 737,4 mil unidades e crescimento de 20,4% sobre o primeiro quadrimestre do ano passado, o mercado de automóveis e comerciais leves está vivendo um momento importante . E como consequência, o consumidor recebe uma enorme quantidade de novidades. Foram quase 190 lançamentos nos quatro primeiros meses do ano, média de 2,3 por dia.
O dinamismo do mercado e a forte concorrência fazem com que as montadoras mudem a cada momento as suas estratégias, retirando determinadas versões menos procuradas e oferecendo novas opções ao consumidor. Surgiram versões com mais itens de conforto e segurança para atender o cliente mais exigente, e, também, mais peladas, com o objetivo de reduzir o preço final para aquele comprador com menor poder aquisitivo. Também apareceram versões especiais, como o HB20s Copa do Mundo da Hyundai.
A ação do concorrente também é determinante para as alterações no catálogo de ofertas. O curioso é que, embora a lei permita, nem todas as novidades são modelos 2019. Tem muito modelo 2018 recém-lançado.
Então fica aqui a primeira dica para quem vai comprar: na hora da escolha, a melhor opção do ponto de vista financeiro é a linha 2019, que valerá mais na hora da revenda.
Segundo os dados do Selo Maior Valor de Revenda, a tendência é de o modelo 2019 valer pelo menos 10% a mais do que o 2018, mesmo que o carro não tenha sofrido nenhuma alteração.
Fiat Cronos, Chevrolet S-10 Midnight, Ford Ecosport Storm, os Volkswagen Tiguan Allspace, Amarok v6 e Virtus, Toyota SW4, Volvo XC40, Audi A6, Peugeot 5008, Honda CR-V e Civic SI foram alguns dos carros novos que chegaram nos últimos meses.
Vinte e cinco marcas lançaram versões este ano, sendo que a Renault, com 25 produtos, foi a que mais apresentou novidades, seguida pela Toyota, com 23, a Ford, com 20, e pela Mercedes-Benz, com 16. Mas marcas de nicho de mercado, como Porsche (4 versões) e Jaguar (8), além da novata Ssangyong (8) também apresentaram novidades.
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