Por Joel Leite
Com vendas de 737,4 mil unidades e crescimento de 20,4% sobre o primeiro quadrimestre do ano passado, o mercado de automóveis e comerciais leves está vivendo um momento importante . E como consequência, o consumidor recebe uma enorme quantidade de novidades. Foram quase 190 lançamentos nos quatro primeiros meses do ano, média de 2,3 por dia.
O dinamismo do mercado e a forte concorrência fazem com que as montadoras mudem a cada momento as suas estratégias, retirando determinadas versões menos procuradas e oferecendo novas opções ao consumidor. Surgiram versões com mais itens de conforto e segurança para atender o cliente mais exigente, e, também, mais peladas, com o objetivo de reduzir o preço final para aquele comprador com menor poder aquisitivo. Também apareceram versões especiais, como o HB20s Copa do Mundo da Hyundai.
A ação do concorrente também é determinante para as alterações no catálogo de ofertas. O curioso é que, embora a lei permita, nem todas as novidades são modelos 2019. Tem muito modelo 2018 recém-lançado.
Então fica aqui a primeira dica para quem vai comprar: na hora da escolha, a melhor opção do ponto de vista financeiro é a linha 2019, que valerá mais na hora da revenda.
Segundo os dados do Selo Maior Valor de Revenda, a tendência é de o modelo 2019 valer pelo menos 10% a mais do que o 2018, mesmo que o carro não tenha sofrido nenhuma alteração.
Fiat Cronos, Chevrolet S-10 Midnight, Ford Ecosport Storm, os Volkswagen Tiguan Allspace, Amarok v6 e Virtus, Toyota SW4, Volvo XC40, Audi A6, Peugeot 5008, Honda CR-V e Civic SI foram alguns dos carros novos que chegaram nos últimos meses.
Vinte e cinco marcas lançaram versões este ano, sendo que a Renault, com 25 produtos, foi a que mais apresentou novidades, seguida pela Toyota, com 23, a Ford, com 20, e pela Mercedes-Benz, com 16. Mas marcas de nicho de mercado, como Porsche (4 versões) e Jaguar (8), além da novata Ssangyong (8) também apresentaram novidades.
Menor número de dias úteis no mês passado provocou queda de 16% nos emplacamentos
Após discurso do governador da Bahia, montadora diz já ter tomado providências quanto à denúncia…
A versão Track, que veio para substituir o Gol, responde por 70% da linha do…
Montadora espera nomear novo CEO em meados do primeiro semestre de 2025
Mercado de veículos leves fecha 2024 acima das expectativas com mais vendas diretas
No ano já foram vendidos 2,25 milhões de unidades