Mercado

Varejo de veículos cresce menos que atacado

Vendas diretas tiveram alta de 29% no quadrimestre, índice que foi de 15% nos negócios com pessoas físicas

Por Alzira Rodrigues | alzira@autoindustria.com.br

Ao contrário do ano passado, quando as vendas diretas foram as responsáveis pelo crescimento do mercado automotivo brasileiro como um todo, este ano há uma melhora efetiva do movimento nas redes de concessionários. Mas os negócios no atacado ainda crescem em índice maior do que os realizados no varejo, aqueles que envolvem o consumidor comum.

De acordo com dados divulgados pela Fenabrave, as vendas diretas foram responsáveis por 38,3% do mercado total de 737,3 mil automóveis e comerciais leves no primeiro quadrimestre, o equivalente a 282,4 mil unidades. No ano passado a participação delas tinha sido de 35,7%, com 218,5 mil unidades de um total de 612,6 mil.

Tais números indicam um crescimento em volume de 29,3% das vendas no atacado, ante a expansão média do mercado de 20,4% considerando os emplacamentos totais do primeiro quadrimestre.

Leia mais

Vendas diretas de veículos crescem 28,3% em 2017

Vendas diretas chegam a 43% e Fenabrave justifica índice

O varejo, em consequência, perdeu participação e, assim, teve crescimento menor. As vendas para pessoas físicas chegaram a 454,9 mil unidades de janeiro a abril deste ano, alta de 15,5% sobre as 393,6 mil licenciadas no mesmo período do ano passado.

A Fiat segue como a marca com maior participação nas vendas no atacado, com fatia de 19,2%. A seguir estão General Motors, com 16,8%, Volkswagen, 16,7%, Ford, 10,7%, e Renault, 9,6%.

Já no varejo  GM e Volkswagen são líderes, mesmas posições que ocupam no ranking por marcas em vendas totais.  Elas têm, respectivamente, 17,2% e 13,3% dos negócios realizados com pessoas físicas.

A Fiat, que no ranking geral ocupa a terceira posição, cai para a oitava se forem consideradas apenas as vendas no varejo, com 8,3% de participação nesse segmento. O terceiro lugar, nesse caso, é ocupado pela Hyndai, com fatia de 11,3%, seguida pela Toyota, com 9,9%. No ranking do varejo vêm na sequência Ford (8,6) e Honda (8,5%).

Leia mais

→Ex-líder, Fiat Uno é agora o 50º lugar em vendas

Os modelos mais emplacados no varejo são Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Polo, Ford Ka, Renault Kwid, Honda HR-V, Chevrolet Prisma, Fiat Argo e Corolla e Etios, ambos da Toyota.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás