Mercado

Varejo de veículos cresce menos que atacado

Vendas diretas tiveram alta de 29% no quadrimestre, índice que foi de 15% nos negócios com pessoas físicas

Por Alzira Rodrigues | alzira@autoindustria.com.br

Ao contrário do ano passado, quando as vendas diretas foram as responsáveis pelo crescimento do mercado automotivo brasileiro como um todo, este ano há uma melhora efetiva do movimento nas redes de concessionários. Mas os negócios no atacado ainda crescem em índice maior do que os realizados no varejo, aqueles que envolvem o consumidor comum.

De acordo com dados divulgados pela Fenabrave, as vendas diretas foram responsáveis por 38,3% do mercado total de 737,3 mil automóveis e comerciais leves no primeiro quadrimestre, o equivalente a 282,4 mil unidades. No ano passado a participação delas tinha sido de 35,7%, com 218,5 mil unidades de um total de 612,6 mil.

Tais números indicam um crescimento em volume de 29,3% das vendas no atacado, ante a expansão média do mercado de 20,4% considerando os emplacamentos totais do primeiro quadrimestre.

Leia mais

Vendas diretas de veículos crescem 28,3% em 2017

Vendas diretas chegam a 43% e Fenabrave justifica índice

O varejo, em consequência, perdeu participação e, assim, teve crescimento menor. As vendas para pessoas físicas chegaram a 454,9 mil unidades de janeiro a abril deste ano, alta de 15,5% sobre as 393,6 mil licenciadas no mesmo período do ano passado.

A Fiat segue como a marca com maior participação nas vendas no atacado, com fatia de 19,2%. A seguir estão General Motors, com 16,8%, Volkswagen, 16,7%, Ford, 10,7%, e Renault, 9,6%.

Já no varejo  GM e Volkswagen são líderes, mesmas posições que ocupam no ranking por marcas em vendas totais.  Elas têm, respectivamente, 17,2% e 13,3% dos negócios realizados com pessoas físicas.

A Fiat, que no ranking geral ocupa a terceira posição, cai para a oitava se forem consideradas apenas as vendas no varejo, com 8,3% de participação nesse segmento. O terceiro lugar, nesse caso, é ocupado pela Hyndai, com fatia de 11,3%, seguida pela Toyota, com 9,9%. No ranking do varejo vêm na sequência Ford (8,6) e Honda (8,5%).

Leia mais

→Ex-líder, Fiat Uno é agora o 50º lugar em vendas

Os modelos mais emplacados no varejo são Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Polo, Ford Ka, Renault Kwid, Honda HR-V, Chevrolet Prisma, Fiat Argo e Corolla e Etios, ambos da Toyota.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Morini anuncia início da montagem de motos em Manaus

A partir de kits CKD, serão fabricados três modelos: X-Cape 650cc, Seiemezzo 650cc e Calibro…

% dias atrás

Bosch vai nacionalizar mais uma etapa do ESP, com produção da ECU em Campinas

Gáston Diaz Perez, CEO e presidente na América Latina, revela faturamento de R$ 10,8 bilhões…

% dias atrás

Alex Pereira é o novo diretor-gerente da SKF Brasil

Executivo será responsável pela Divisão Mercado Industrial

% dias atrás

Inmetro fará testes de eficiência energética no Campo de Provas de GM

A primeira rodada de avaliação contará com 27 modelos, um de cada montadora. Entre eles,…

% dias atrás

Randoncorp fatura R$ 3,2 bilhões no trimestre e cresce 25,8%

"Trabalhamos em diversas frentes para tornar a empresa cada vez mais forte e resiliente”, diz…

% dias atrás

Produção de veículos na Argentina fecha em alta de 9% no 1º quadrimestre

Ritmo das atividades acompanha momento positivo do mercado, que cresceu 77% no período

% dias atrás