Colunistas

Ao volante, acelerando contra o câncer de mama

Valéria Baraccat utiliza um Toyota Prius em seu trabalho de conscientização sobre a importância da mamografia

Quando você cruzar pelas ruas, avenidas e estradas de São Paulo com uma moça de curtos cabelos pretos, bem pretos, sobrancelhas bem delineadas, vários anéis nos dedos, a bordo de um Toyota Prius, saiba que ela é uma das maiores batalhadoras contra o câncer de mama, doença que atinge, em média 58 mil mulheres por ano no Brasil, segundo números do Inca, Instituto Nacional do Câncer.

Seu esforço é para que um maior número de mulheres faça anualmente mamografia a partir dos 40 anos. Esse exame detecta o mal, que pode ser curado em 90% dos casos se o seu diagnóstico for precoce. O problema é que, muitas vezes, o médico recomenda o exame, mas a paciente não o atende e vai protelando.

Se ela tem sorte, ótimo! Mas, se ela tem casos na família, são sedentárias, fumam e bebem muito, começaram a menstruar entre 9 e 10 anos de idade, tiveram menopausa tardia (após os 55 anos), se alimentam mal ou promovem reposição hormonal sem controle médico podem não ter sorte e contrair câncer de mama.

Ah! Homens também podem ser vítimas da doença, embora em proporções bem menores que as mulheres. A média é de um caso para cada 100 no Brasil.

Ela e suas 13 cirurgias – A moça morena que dirige o Toyota Prius por ai é Valéria Baraccat, presidente e fundadora do Instituto Arte de Viver, que teve duas vezes câncer de mama, passou por 13 cirurgias e segue firme, correndo de lá pra cá, lutando para que outras mulheres não passem pelo que ela passou.

Valéria conta que na Região Sudeste do Brasil registra-se o número mais elevado de casos da doença e que nas classes A e B estão as mulheres com maior incidência do mal, em razão de sempre “deixarem pra depois” a mamografia, que não é substituída pelo auto exame, como muita gente pensa.

E destaca que a doença não dói, o nódulo é duro, mas indolor em seu início. Daí, ressalta ela, a necessidade de procurar um médico. Nas classes menos favorecidas, o maior inimigo é o desconhecimento.

História – O Instituto Arte de Viver Bem começou em 2009, quando Valéria descobriu ser portadora de um câncer de mama. Foi então que descobriu que a maioria das pessoas, especialmente as de baixa renda, era desinformada sobre o mal.

Mãos à obra! Valéria entrou em contato com os principais hospitais no mundo para estudar a doença a fundo. Assim nasceu o instituto, com o objetivo de atender as mulheres, reunindo todas as forças possíveis para diminuir a incidência do câncer de mama entre elas.

E esse trabalho segue até hoje, indo além da questão da necessidade da mamografia, que revela o mal no seu início e resulta na cura em 90% por detectá-lo precocemente.

Ensinando a dirigir – Além de cuidar do instituto, Valéria Baraccat tem seus momentos de ensinar as pessoas a dirigir o Prius, especialmente manobristas dos locais que visita em busca de apoio para o Arte de Viver Bem,ou para fazer palestras que ajudam as mulheres a tratar ou evitar o câncer.

Me perguntam tudo, conta ela. Qual o consumo, como funciona? E ela vai explicando contando que o carro tem dois motores, que funcionam em sintonia, a gasolina e elétrico. Nele, a energia cinética, gerada nas frenagens, transforma-se em energia elétrica pelo motor elétrico, que faz como um gerador carregando a bateria. Sem precisar carregar na tomada.

E ela ainda faz questão de destacar: ele não entra no rodízio!

chicolelis – chicolelis@gmail.com  é jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos, gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil

 


Fotos: Divulgação/Toyota

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

BYD acredita na redução do Imposto de Importação para SKD

Pleito que gerou contestação da Anfavea está em análise na Cacex. "Está dentro do prazo",…

% dias atrás

Ford Maverick renovada começa a desembarcar nas concessionárias

Com a atualização, linha também crescerá com a chegada de versão híbrida no segundo semestre

% dias atrás

Já é hora de a Fenabrave desmembrar o segmento de SUVs

Com o lançamento do Tera, VW diz que participação dos SUVs compactos subirá de 25%…

% dias atrás

Consórcio de veículos amplia vendas em 11,4% no ano

Também houve alta no valor de créditos comercializados, que atingiu R$ 66,48 bilhões

% dias atrás

Em junho, seminário de Inovação em Powertrain da AEA

Inscrições para o evento online, que acontece na manhã do dia 25, já estão abertas…

% dias atrás