Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br
O Grupo PSA e a Nidec Leroy-Somer estão investindo € 220 milhões na criação da joint-venture Nidec-PSA emotors, dedicada ao design, desenvolvimento, fabricação e venda de motores elétricos. A nova empresa foi anunciada oficialmente nesta terça-feira, 22, pelo presidente mundial do Grupo PSA, Carlos Tavares, e o presidente e CEO da Nidec, Shigenobu Nagamori.
Esse investimento, segundo a PSA, vem reforçar a ofensiva de eletrificação do grupo, que oferecerá uma versão elétrica de todos os modelos das marcas Peugeot e Citroën até 2025.
Tal disposição foi comentada por Carlos Tavares em visita ao Brasil no mês passado. Segundo ele, qualquer fabricante de veículos que desejar se manter forte globalmente a partir da próxima década terá de desenvolver — e controlar — tecnologias para o universo dos veículos híbridos e elétricos.
“A montadora que não detiver essas tecnologias ficará com o pires na mão. Só não vamos internalizar as células das baterias, pois não somos químicos”, brincou.
Leia mais
→PSA cria divisão de veículos elétricos
Quarenta engenheiros já foram recrutados para trabalhar na sede da joint-venture em Carrières-sous-Poissy, perto de Paris. Até o fim do verão europeu, cerca de trinta engenheiros adicionais devem reforçar essa equipe, em uma área dedicada à Pesquisa & Desenvolvimento.
Eles serão responsáveis pela concepção dos novos motores elétricos que serão produzidos na fábrica de Trémery, na região de Moselle, na França, e equiparão os veículos mild-hybrids (MHEV), os híbridos recarregáveis (PHEV) e os veículos elétricos (EV).
Foto: Divulgação/PSA
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024