Por Décio Costa, de Florianópolis, SC | decio@autoindustria.com.br

Começa a chegar na rede de concessionárias Iveco o Daily City 30S13, versão da família de utilitários apresentada na Fenatran do ano passado para atender as aplicações urbanas de cargas fracionadas. A nova oferta, encontrada nas configurações cabine-chassi ou furgão, chega para atuar no segmento de até 3,5 toneladas.

“Estamos entregando mais uma opção ao empreendedor, aquele cliente do pequeno negócio, que não atua é necessariamente como uma empresa de transporte”, define Ricardo Barion, diretor de marketing e vendas da Iveco para a América Latina. “É o veículo de entrada da gama, preparado para a operações urbanas.”

De acordo com a fabricante, o City não surge de uma adaptação proveniente das outras opções da gama Daily. Com exceção da cabine, o veículo traz chassi e trem de força próprios, desenvolvidos para a versão. O utilitário traz suspensão dianteira independente com mola transversal, um novo eixo traseiro da FPT mais adequado aos ciclos urbanos e molas parabólicas na traseira.

O motor, também da FPT, é o F1A, de 2,3 litros com tecnologia de recirculação de gases (dispensa o uso de Arla 32) que desenvolve 130 cv associado a um câmbio da ZF de 6 velocidades. A Iveco garante operações com 10% de economia no consumo de combustível se comparado aos concorrentes da mesma categoria, como Renault Master e Mercedes-Benz Sprinter. Todo o conjunto entrega uma dirigibilidade mais suave, semelhante ao de um automóvel.

Como o veículo mais leve da família Daily, tem capacidade para 1.800 kg carga líquida, o City 30S13 é classificado como um comercial leve. Uma vantagem para o negócio, afinal, não é preciso mais do que a carteira de habilitação da categoria B para conduzi-lo.

Com capacidade volumétrica de 18,4 m³, o City carrega 30% a mais que as opções da concorrência, segundo a Iveco. Outro benefício é a altura menor em relação à família Daily, o que proporciona mais conforto a motorista e ajudante, além de melhor a acesso em locais nos quais a altura é limitada, como docas e estacionamentos de centros comerciais.

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Marco Borba, vice-presidente da Iveco para a América Latina, entende que o City vem para aumentar a participação da empresa no segmento de comercias leves. “Devemos ter alguma canibalização em relação a outras versões da linha, mas nada que comprometa. Talvez não sejamos líderes, mas vamos ganhar mercado nos dois segmentos, tanto no de cabine chassi quanto no de furgão”, acrescentando que hoje a empresa tem entre 20% e 22% de participação no mercado de cabine-chassi.

O Daily City custa a partir de R$ 108.000, na configuração cabine-chassi, e R$ 128.000, no caso do furgão. A fabricante também dispõe de pacotes de opcionais, como ar-condicionado, rodas de liga-leve, acionamento elétricos dos vidros e espelhos e central multimídia com rádio e câmera de ré.

Para o novo veículo, a Iveco, por meio do banco da montadora, oferece taxas para financiamento de 0,8% a 1% ao mês, além de possibilidade de fazer a compra em 12 vezes sem juros, “modalidade que nenhum concorrente prática”, destaca Borba.

Por enquanto, o Daily City 30S13 está disponível apenas para o mercado brasileiro, mas até o fim do ano deve chegar na Argentina e, em 2019 ser exportados para outros países da América Latina.


Foto: Iveco/Divulgação

Décio Costa
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