Balanço de 2017 indica vendas de R$ 6,1 bilhões na região. Participação brasileira é de 80%.
Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br
A Bosch fechou o ano fiscal de 2017 com faturamento de 6,1 bilhões na América Latina, incluindo exportações e vendas das empresas coligadas, registrando crescimento de 7% em relação ao balanço de 2016. O resultado reflete o crescimento da produção de veículos no Brasil e na Argentina, assim como a melhoria dos negócios relativos a bens de consumo, tecnologia industrial, energia e tecnologia predial.
“A América Latina continua a ser uma região estratégica para a Bosch e o nosso desempenho positivo reforça isso”, diz Besaliel Botelho, presidente da Robert Bosch América Latina.
As operações brasileiras foram responsáveis por 80% do total das vendas na América Latina, atingindo R$ 4,9 bilhões, dos quais 28% gerados a partir das exportações, destinadas principalmente aos mercados da região e também para países da América do Norte e Europa.
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A Bosch acredita na continuidade do crescimento este ano. “No primeiro trimestre de 2018 as vendas na região seguem positivas e a Bosch permanece como uma das principais fornecedoras de soluções em eficiência energética e segurança, especialmente para o setor da mobilidade”, destaca Botelho. “Nós antecipamos uma demanda crescente por nossos produtos e serviços especialmente nos mercados da mobilidade, construção, agronegócios e mineração.
A Bosch emprega na América Latina cerca de 10 mil trabalhdores, sendo 8,3 mil no Brasil. Para 2018, a empresa espera que este quadro permaneça estável.
Internet das Coisas – De acordo com a Bosch, a demanda por soluções de IoT, Internet das Coisas, está aumentando na região. “Estamos expandindo os nossos negócios baseados em soluções inteligentes especialmente para as áreas de agronegócios, mineração e para a indústria”, disse Botelho.
A empresa, segundo ele, tem investido em soluções de retrofit para possibilitar que o setor industrial brasileiro conecte suas máquinas de forma mais rápida e econômica. Em média, as máquinas no Brasil estão em operação há 17 anos, o que significa que não estão preparadas para a conectividade.
Mas com os sensores Bosch, um software correto e um gateway de internet, é possível trazer a conectividade para as linhas de produção já existentes, incluindo soluções como manutenção preditiva, monitoramento das condições e comunicação máquina a máquina. “Nossa solução I4.0 retrofit permite aumentar a capacidade de utilização em mais de 10%, enquanto reduz para quase a metade os custos de manutenção, inspeção de máquinas e de peças produzidas”, enfatizou Botelho.
O agronegócio, segundo o executivo, é outro importante setor para a Bosch na região. Um dos destaques da empresa é a Plataforma Bosch de Pecuária de Precisão, uma solução inovadora de IoT desenvolvida no Brasil que analisa a performance do gado de forma dinâmica, dentro do seu habitat natural e sem a necessidade de transportá-lo para o curral. Além disso, a empresa também vem trabalhando no desenvolvimento de soluções que visam aprimorar a produtividade e performance da agricultura de forma sustentável.
Contínua expansão na América Latina
O Grupo Bosch está presente na América Latina desde o início do século 20, com operações na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela e, em 2018, planeja abrir um novo escritório de vendas no Paraguai. Este ano a empresa investirá R$ 130 milhões na região, direcionados principalmente para a modernização de suas linhas de produção e expansão regional.
Em nível global, a Bosch registrou resultado recorde no ano passado e prevê crescimento entre 2% e 3% para este ano. De acordo com Volkmar Denner, CEO mundial da Robert Bosch. a empresa está fazendo grandes investimentos tanto para tornar a eletromobilidade um sucesso de mercado, como também para aprimorar o motor a combustão.“Existe um futuro para o diesel e ele permanecerá como parte integrante das soluções para a mobilidade”, afirma o executivo.
Foto: Divulgação/Bosch
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