É a sexta vez consecutiva que a montadora lidera estudo de instituto de pesquisa global
Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br7
Não tem para ninguém no mundo automotivo: a Toyota segue impávida como a marca de veículos mais valiosa em todo o mundo, aponta o estudo da empresa de pesquisa de mercado Kantar Millward Brown.
É a sexta vez consecutiva que a marca japonesa figura em primeiro lugar no levantamento anual. Seu valor chega agora a US$ 30 bilhões, crescimento de 5% sobre o último estudo.
As razões para a valorização seriam a demanda crescente pelos utilitários esportivos na Europa e nos Estados Unidos e à consistência da própria montadora.
Das treze edições do estudo BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands, a Toyota esteve no primeiro lugar do segmento em onze delas. Somente em 2010 e 2012 caiu para o segundo posto.
Atrás da Toyota aparece agora a Mercedes-Benz, que, com valor estimado de US $ 25,7 bilhões, 9% de crescimento, ultrapassou sua conterrânea BMW (US$ 25,6 bilhões), a terceira mais cara.
Esta é a primeira vez que a marca alemã com sede Stuttgart sobe ao segundo lugar. Muito em função de seu desempenho na China, Brasil e Rússia, e do sucesso da nova classe E, segundo análise de Peter Walshe, diretor do estudo, ao site norte-americano Automotive News,
Chama a atenção no ranking de 2018 o forte crescimento da Tesla. Apesar de toda a desconfiança e informações sobre problemas financeiros da empresa de Elon Musk, a marca se valorizou 60%, chegou a US$ 9,4 bilhões e à oitava posição. Já está bem próxima da tradicional Audi, cujo valor é estimado em US$ 9,6 bilhões, 3% mais do que no ano passado.
Leia mais
→Toyota quer vender 5,5 milhões de veículos eletrificados até 2030
→Grupo Volkswagen bate recorde de vendas
O ranking de 2018 trouxe ainda de volta uma tradicional marca ausente das top 10 nos dois últimos anos: a Volkswagen, cuja imagem padeceu tanto quanto suas finanças após o escândalo do Dieselgate.
Segundo o estudo, a marca alemã valorizou quase 18% no último ano e hoje custa próximo de US$ 6 bilhões, logo atrás da Maruti Suzuki (U$$ 6,4 bilhões).
Mesmo com essa ascensão, porém, a Volkswagen ainda está bem distante da melhor cotação que já deteve. Em 2015, seu valor estimado era de US$9,3 bilhões.
Só cinco — No ranking geral das 100 marcas mais valiosas do mundo, apenas cinco são de veículos: Toyota (36ª), Mercedes-Benz (45ª), BMW (47ª), Ford (96ª) e Honda (97ª).
A liderança disparada é do Google. A marca da empresa de tecnologia é avaliada em US$ 302,1 bilhões. Ou seja: são necessárias dez Toyota para comprar uma Google!
(US$ bi) | |
Toyota | 29.99 |
Mercedes-Benz | 25.68 |
BMW | 25.62 |
Ford | 12.75 |
Honda | 12.70 |
Nissan | 11.43 |
Audi | 9.63 |
Tesla | 9.42 |
Maruti Suzuki | 6.38 |
Volkswagen | 5.99 |
Foto: Divulgação
Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo
SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…
Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois
Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…