Empresa

FCA investirá € 9 bi em eletrificação

Sergio Marchionne decretou o fim dos automóveis a diesel na empresa a partir de 2021

Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

Sergio Marchionne, CEO da FCA, apresentou nesta sexta-feira, 1 de junho, em Balocco, Itália, o plano estratégico do grupo para os próximos cinco anos. A principal diretriz revelada: dobrar o lucro operacional do conglomerado até 2022.

O  executivo, que já anunciou sua aposentadoria para o começo do ano que vem, projeta que as vendas globais da FCA crescerão 7% ao ano no ciclo que começa agora  e revelou que a empresa fechará seu atual ano-fiscal com lucro.

É a primeira vez que o azul predominará nas planilhas da empresa, desde a sua formação em 2009,quando a Chrysler foi comprada pela Fiat.

Para chegar ao resultado financeiro projetado para o quinquênio, a FCA investirá cerca de € 9 bilhões no desenvolvimento de veículos híbridos e elétricos. Mais ainda: Marchionne decretou o fim dos motores a diesel nos automóveis de passeio que a FCA produz e vende especialmente na Europa até 2021.

É a maneira que empresa, a exemplo de outros fabricantes, encontrou de atender às legislações de emissões de poluentes e uma notícia preocupante para os defensores do diesel: mercados europeus sempre privilegiaram o combustível, que caiu definitivamente em desgraça após o Dieselgate, escândalo protagonizado  pela Volkswagen.

Leia mais

→Marchionne defende o etanol como solução energética

→FCA inova em Betim com uso de robôs colaborativos

Jeep, Alfa Romeo, RAM e Maserati serão as marcas mais beneficiadas nesses cinco anos, com vários novos produtos, sejam picapes, esportivos e crossovers.

Os SUVs ganharão ainda mais protagonismo nos negócios da empresa, campo onde a Jeep já se destaca em vários segmentos e mercados. Daqui para frente, porém, também a Alfa Romeo terá representantes importantes.

Mas mais do que os planos para essas linhas, o que chamou a atenção na apresentação comandada por Marchionne foi a ausência de projetos relevantes exatamente para as marcas de maior volume do grupo: Fiat, Chrysler e Dodge.


 

Foto: Divulgação/FCA

 

Últimos posts por George Guimarães (exibir todos)
Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Sumitomo Rubber amplia direitos de uso da marca Dunlop no mundo

Aquisição no valor de US$ 526 milhões se estende para Europa, América do Norte e…

% dias atrás

Fenabrave é a nova líder do grupo que estuda renovação de frota

Arcelio Júnior reconhece interesse do governo pelo programa, mas não arrisca palpite sobre data para…

% dias atrás

Volkswagen consolida liderança em SUVs

Jeep tem pior participação anual desde 2019

% dias atrás

AEA recebe instrições para o prêmio ESG 2025 até 17 de abril

Os eventos serão anunciados dia 12 de junho em evento na capital paulista

% dias atrás

VWCO ganha mais força com fábrica na Argentina

Vendas da montadora no país crescem perto de 160% em 2024; novo diretor reforçará processo…

% dias atrás

Produzido em Itirapina, novo WR-V chega no segundo semestre

Volta do SUV de entrada da Honda é parte do investimento de R$ 4,2 bilhões…

% dias atrás