Produto

Audi Q8 mistura esportividade e robustez

Utilitário esportivo adota nova identidade visual da marca

Por Redação autoindustria@autoindustria.com.br

A Audi divulgou nesta terça-feira, 5, aquele que será, ao lado do A8, a principal atração da marca ao longo de 2018: o Q8. O utilitário esportivo, afirma a montadora, mescla a “elegância de um coupé de luxo com a versatilidade de um SUV de grande porte”.

Produzido na Eslováquia, o mais novo SUV da Audi começará a ser vendido na Europa em meados do segundo semestre. Por aqui, muito provável, deve ser a principal atração no estande da marca alemã no Salão do Automóvel de São Paulo, que será realizado em novembro. Vendas, porém, só mesmo a partir de 2019.

O modelo é o primeiro SUV da Audi a adotar o estilo cupê, desenho já bem conhecido na concorrente BMW, que o empregou inicialmente no X6 e depois no X4. Mede  4,99 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,71 metro de altura. É ligeiramente menor do que o atual Q7 e, com entre-eixos próximo dos 3 metros, pode dispor de uma terceira fila de bancos e carregar até sete pessoas.

O Q8 é o topo da gama da chamada linha Q, letra que identifica os utilitários esportivos da Audi, e sério candidato a ser um de seus veículos mais caros em todo o mundo. Além do declive da coluna D, chama a atenção na parte externa a nova identidade visual da marca, que concede à dianteira um ar de robustez pouco comum nessa faixa de mercado.

A tração é integral nas quatro rodas e, opcionalmente, o modelo dispõe de suspensão pneumática que se adapta às condições do terreno e pode variar em 90 milímetros sua altura. O vão livre do solo é de 254 milímetros. São vários sistemas de auxílio à condução. A lista inclui, por exemplo, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de cruzamentos, alerta de mudança de faixas, aviso de meio-fio e câmeras de 360 graus.

Destaque especial para o chamado “garage pilot”, que estará disponível no começo do ano que vem. O sistema guia o SUV para uma garagem e de volta novamente de forma autônoma. O motorista sai do carro e ativa o auxílio por meio do aplicativo myAudi no celular.

Em um primeiro momento, o Q8 será oferecido com motores 3 litros a gasolina de 340 cavalos e a diesel de 286 cavalos. O modelo adota solução já presente em outros veículos para economizar combustível: é um híbrido leve.

O sistema elétrico de 48 volts incorpora uma bateria de íons de lítio e uma partida de correia do alternador. Durante a frenagem, pode recuperar até 12 kW de energia e alimentar a bateria. A tecnologia permite longas fases de inércia com o motor desativado e uma faixa de partida e parada que começa a 22 km/h.

Conforto opcional também são as quatro rodas direcionais: as traseiras podem girar até 5 graus, o que facilita manobras e melhora a estabilidade em altas velocidades.


Foto: Divulgação/Audi

Últimos posts por George Guimarães (exibir todos)
Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Royal Enfield terá segunda montagem de CKDs no Brasil

Empresa utilizará estrutura produtiva do Grupo Multi. Vendas da marca cresceram 50% até outubro.

% dias atrás

Cobra Rolamentos tem três novos diretores

Ricardo Rocha, Vera Sabatini e Marcelo Loureiro assumem as área de marca própria, jurídica e…

% dias atrás

Fenatran 2024 entra para a história como a melhor de todas as edições

Feira superou expectativas em negócios e público

% dias atrás

SUVs batem recorde histórico de unidades vendidas

Segmento já ultrapassou marca de 2023 e encerrará o ano com cerca de 900 mil…

% dias atrás

Marcopolo diversifica atividades e entra no segmento de motorhome

Nomade tem motor Cummins F3.8 de 175 cv e tração 4x4

% dias atrás

Receita líquida da Unidas cresce 27% em nove meses

Empresa investiu R$ 1,1 bilhão em renovação e ampliação de frota

% dias atrás