Produto

Audi Q8 mistura esportividade e robustez

Utilitário esportivo adota nova identidade visual da marca

Por Redação autoindustria@autoindustria.com.br

A Audi divulgou nesta terça-feira, 5, aquele que será, ao lado do A8, a principal atração da marca ao longo de 2018: o Q8. O utilitário esportivo, afirma a montadora, mescla a “elegância de um coupé de luxo com a versatilidade de um SUV de grande porte”.

Produzido na Eslováquia, o mais novo SUV da Audi começará a ser vendido na Europa em meados do segundo semestre. Por aqui, muito provável, deve ser a principal atração no estande da marca alemã no Salão do Automóvel de São Paulo, que será realizado em novembro. Vendas, porém, só mesmo a partir de 2019.

O modelo é o primeiro SUV da Audi a adotar o estilo cupê, desenho já bem conhecido na concorrente BMW, que o empregou inicialmente no X6 e depois no X4. Mede  4,99 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,71 metro de altura. É ligeiramente menor do que o atual Q7 e, com entre-eixos próximo dos 3 metros, pode dispor de uma terceira fila de bancos e carregar até sete pessoas.

O Q8 é o topo da gama da chamada linha Q, letra que identifica os utilitários esportivos da Audi, e sério candidato a ser um de seus veículos mais caros em todo o mundo. Além do declive da coluna D, chama a atenção na parte externa a nova identidade visual da marca, que concede à dianteira um ar de robustez pouco comum nessa faixa de mercado.

A tração é integral nas quatro rodas e, opcionalmente, o modelo dispõe de suspensão pneumática que se adapta às condições do terreno e pode variar em 90 milímetros sua altura. O vão livre do solo é de 254 milímetros. São vários sistemas de auxílio à condução. A lista inclui, por exemplo, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de cruzamentos, alerta de mudança de faixas, aviso de meio-fio e câmeras de 360 graus.

Destaque especial para o chamado “garage pilot”, que estará disponível no começo do ano que vem. O sistema guia o SUV para uma garagem e de volta novamente de forma autônoma. O motorista sai do carro e ativa o auxílio por meio do aplicativo myAudi no celular.

Em um primeiro momento, o Q8 será oferecido com motores 3 litros a gasolina de 340 cavalos e a diesel de 286 cavalos. O modelo adota solução já presente em outros veículos para economizar combustível: é um híbrido leve.

O sistema elétrico de 48 volts incorpora uma bateria de íons de lítio e uma partida de correia do alternador. Durante a frenagem, pode recuperar até 12 kW de energia e alimentar a bateria. A tecnologia permite longas fases de inércia com o motor desativado e uma faixa de partida e parada que começa a 22 km/h.

Conforto opcional também são as quatro rodas direcionais: as traseiras podem girar até 5 graus, o que facilita manobras e melhora a estabilidade em altas velocidades.


Foto: Divulgação/Audi

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

BYD acredita na redução do Imposto de Importação para SKD

Pleito que gerou contestação da Anfavea está em análise na Cacex. "Está dentro do prazo",…

% dias atrás

Ford Maverick renovada começa a desembarcar nas concessionárias

Com a atualização, linha também crescerá com a chegada de versão híbrida no segundo semestre

% dias atrás

Já é hora de a Fenabrave desmembrar o segmento de SUVs

Com o lançamento do Tera, VW diz que participação dos SUVs compactos subirá de 25%…

% dias atrás

Consórcio de veículos amplia vendas em 11,4% no ano

Também houve alta no valor de créditos comercializados, que atingiu R$ 66,48 bilhões

% dias atrás

Em junho, seminário de Inovação em Powertrain da AEA

Inscrições para o evento online, que acontece na manhã do dia 25, já estão abertas…

% dias atrás