Nova opção garante 10% a mais de capacidade de carga útil por viagem
Por Redação |autoindustria@autoindustria.com.br
Baseado no Volkswagen Constellation 31.390 6×4, a MAN Latin America, em parceria com o cliente Breda Logística, desenvolveu nova versão para atender ao transporte de tora de madeira.
O projeto, desenvolvido pelo BMB Mode Center, centro de modificação da montadora localizado em Resende (RJ), incorporou um eixo dianteiro adicional, elevando a capacidade de carga do caminhão.
Pelos testes em campo com os primeiros modelos produzidos, a solução permitiu transferências com 10% a mais de capacidade de carga útil por viagem, em comparação aos atuais veículos aplicados na operação.
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“O conjunto de veículo mais implemento é cerca de 3.000 quilos mais leve, mesmo equipado com eixo adicional. Isso amplia nossa capacidade de carga em cerca de 10% a cada viagem, o que sem dúvida nos traz ganhos operacionais contundentes”, conta Eduardo Pilon, gerente de operações da Breda Logística.
Os veículos da frota da companhia rodam, em média, 10.000 km/mês, durante 24 horas ao longo dos sete dias da semana na região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. As paradas ocorrem somente para a manutenção.
O Constellation 31.390 traz no trem de força motor Cummins de 400 cv a 2.100 rpm e torque de 173,4 kgfm de 1.100 a 1.500 rpm associado a uma caixa de câmbio manual de 16 marchas fornecida pela ZF. O modelo tem CMT, capacidade máximo de tração, de 63.000 kg.
Como segmento do agronegócio, o manejo de madeira reflorestada cresce a cada ano. Em 2016, o Brasil se tornou o segundo maior produtor de celulose do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, quando produziu 18.773 milhões de toneladas. No ano passado, a produção superou as 19 milhões de toneladas. Boa parte, mais de 70%, segue para China e Europa.
Segundo estatísticas consolidadas pela Ibá, Indústria Brasileiro da Árvore, no acumulado do ano até abril, o segmento produziu 6.962 milhões de toneladas de celulose, volume 10,6% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, de 6.292 milhões de toneladas.
Foto: MAN Latin America/Divulgação
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