Indústria

Daimler terá de fazer recall em 774 mil veículos

Determinação é do Ministério dos Transportes alemão que constatou irregularidades no software de controle de emissões de modelos da Mercedes-Benz

Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

Fraude de manipulação no controle de emissão de poluentes nos carros a diesel tem mais um capítulo. O Grupo Daimler está sendo obrigado pelo governo alemão a realizar recall em 774.000 veículos na Europa para atualizar o software, especialmente dos motores dos modelos Mercedes-Benz Vito, Classe C e GLC.

A determinação partiu do Ministério do Transporte, em comunicado assinado pelo ministro Andreas Scheuer, após reunião com o CEO da Daimler, Dieter Zetsche, pela segunda vez em duas semanas. O governo está “ordenando o imediato recall em virtude dos dispositivos ilegais de desligamento”, diz a nota oficial.

Segundo as agências de notícias internacionais, apesar de ser um revés para uma empresa que tem negado de maneira veemente qualquer tipo de fraude, a reprogramação do software mostra que a Daimler provavelmente escapou de medidas bem mais severas como multas bilionárias ou mesmo a correção do hardware, no caso os motores. A imprensa alemã disse que após o anúncio, Zetsche se limitou a dizer aos repórteres que as negociações com o governo foram “construtivas”.

Leia mais

→Daimler tem resultados recordes em 2017

→Geely compra 10% da Daimler

O recall da Daimler surge quase três anos depois do escândalo do Dieselgate protagonizado pela Volkswagen. Mas diferentemente da Daimler, que rejeita as irregularidades, a montadora de Wolfsburg admitiu enganar os testes oficiais de emissões e enfrenta custos superiores a € 26 bilhões em multas, recompras e compensações no mundo todo.

Analista da agência de consultoria Evercore ISI, de Londres, Arndt Ellinghorst, em entrevista para a Automotive News Europa, estima que o recall custará ao Grupo Daimler em torno de € 100 milhões. “Com o recall, as multas estão fora de mesa.”

Anteriormente, em reportagem na revista alemã Der Spiegel, o próprio ministro Andreas Scheuer chegou a ameaçar a Daimler com multas relacionadas às emissões de poluentes em motores a diesel de € 3,75 bilhões.


Foto: Daimler Group/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás