Indústria

Anfavea: Brasil tem de preservar centros de P&D.

Em simpósio da AEA sobre eficiência energética, Antonio Megale reforça a importância do Rota 2030

Por Alzira Rodrigues | alzira@autoindustria.com.br

O presidente da Anfavea, Antonio Megale, aproveitou sua participação no Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis, realizado pela AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, na quinta-feira, 14, na capital paulista, para defender a importância dos investimentos locais em pesquisa e desenvolvimento, um dos principais pontos do tão esperado programa Rota 2030.

Segundo Megale,  poucos países no mundo têm o privilégio de ter centros de pesquisa dentro das empresas como os existentes aqui no Brasil.

“Isso tem de ser valorizado e preservado”, destacou o executivo ao falar da visão geral da indústria automotiva sobre o futuro da matriz energética e mobilidade. Na sua opinião, se o biocombustível não for tratado aqui no Brasil, dificilmente será em outro lugar. “Considerando o ciclo total de vida, o etanol é um dos mais limpos do mundo”.

Ainda sem data marcada para ser anunciado, o programa Rota 2030 foi citado por Megale como fundamental para o setor ter novas metas de eficiência energética e preservar seus centros de Pesquisa & Desenvolvimento. “Um dia ele sai”, apostou o presidente da Anfavea.

Leia mais

Rota 2030: “Texto está praticamente fechado”.

Também palestrante no evento da AEA, o diretor técnico da Anfavea, Henry Joseph Jr., destacou o efetivo avanço tecnológico dos automóveis brasileiros a partir do Inovar-Auto. “Os ganhos com eficiência energética chegaram a 15,4%, superando até mesmo as metas do programa. Houve redução de peso dos veículos, desenvolvimento de novos pneus e muitos outras melhorias tecnológicas”.

O Inovar-Auto também foi decisivo para que o setor automotivo investisse mais em pesquisa e desenvolvimento em suas unidades locais.

“O Brasil atualmente é fortíssimo em P&D”, reforçou Joseph Jr. “Isso tem de ser preservado. Nós não estamos pedindo dinheiro ao governo para investir em pesquisa e desenvolvimento. O que queremos é que o governo reconheça que os investimento em P&D podem pagar menos impostos. Sem apoio, o Brasil deixará de gerar inovação”.

Leia mais

Novo simulador da FCA acelera o desenvolvimento dos produtos

VW inaugura laboratório de realidade virtual

Realizado no Milenium Centro de Convenções, o simpósio da AEA teve por objetivo justamente discutir o futuro da matriz energética e da mobilidade no Brasil, temas que foram divididos em dois painéis distintos. Na parte da manhã, o foco principal foram as ações brasileiras na área energética, como o programa RenovaBio, o diesel de origem vegetal e o etanol.

Mas também houve espaço para discussão sobre a importância atual e futura da energia elétrica na matriz energética. Sobre o futuro da mobilidade no Brasil, o gerente de comunicação da Toyota, Anderson Suzuki, falou sobre veículos híbridos (a Toyota investe em um híbrido flex) , e o coordenador do Projeto VE da Renault, Luiz Fernando Oliveira, comentou sobre os veículos elétricos.

Leia mais

Toyota testa Prius híbrido com etanol

Renault entrega vinte veículos elétricos ZOE para a Itaipu


Foto: Divulgação/FCA/Leo Lara

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás