Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

Demorou, mas finalmente a Audi apresentou a segunda geração do A1 Sportback, modelo que foi lançado já há oito anos. É certo que a montadora de Ingolstadt não promoveu nenhuma revolução nessa, digamos, passagem do hatch compacto da infância para a pré-adolescência. Bem ao contrário.

O A1, na verdade, ganhou muito mais em conteúdo, em especial conectividade e assistência à condução, do que na forma. É um jeito mais econômico, rapído e  cada vez mais costumeiro que as fabricantes adotam para poder dizer que se trata de outra geração de um produto já conhecido.

Sim, o A1 mudou externamente, adotou a linguagem estética já conhecida em veículos como os novíssimos A8 e Q8, sobretudo na dianteira, mas ninguém teria dificuldade de identificá-lo como o A1 ainda que não dispusesse de qualquer  nomenclatura na carroceria.

Anova geração foi revelada oficialmente nesta terça-feira, 19, mas o carro chegará ao mercado europeu somente em outubro. A carroceria cresceu 56 milímetros no comprimento, tem agora 4,03 metros, mas a largura segue com o mesmo 1,74 m, enquanto a altura é de 1,43 m. O porta-malas agora acomoda 335 litros, 65 litros a mais do que na primeira geração.

Já na versão de entrada o painel de instrumentos é digital com tela de 10,25 polegadas de alta resolução e volante multifuncional. O Audi virtual cockpit é opcional e conta com uma ampla gama de funções. Se não for rigorosamente o mesmo, é muito parecido com o disponível nas versões topo dos Volkswagen Polo e Golf produzidos no Brasil.

O sistema de infotainment é proveniente de modelos superiores da marca. Na configuração superior, o MMI Navigation Plus oferece tela MMI sensível ao toque de 10,1 polegadas. Em conjunto com o Audi connect, dispõe de diversas funções, como orientação de rota alternativa – calculando o percurso na nuvem, levando em conta toda a situação do tráfego.

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Os sistemas de assistência mantêm o compacto a uma distância pré-determinada do carro à frente, alertam para saída inadivertida da pista de rolagem a partir de 65 km/h e ajudam o motorista na hora de estacionar.

O A1 conta ainda com o sistema Audi Pre sense dianteiro. Um radar reconhece situações críticas envolvendo outros veículos, pedestres atravessando a rua ou ciclistas à frente do veículo, e o sistema emite sinais acústico e visual para alertar o motorista.

Parceria  tecnológica —  Audi e Hyundai anunciaram acordo para o desenvolvimento de células a combustível. As duas empresas planejam licenças cruzadas de patentes e permissão de acesso a componentes não competitivos. O contrato está atualmente sujeito à aprovação das autoridades regulatórias.


Fotos: Divulgação/Audi

George Guimarães
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