Empresas desenvolvem escudo digital para pedestres
Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br
Mais dois conglomerados globais estão unindo forças para assegurar mais segurança nas ruas e estradas no futuro. A Continental, gigante automotiva, fechou acordo com a empresa britânica de telecomunicações Vodafone para desenvolvimento de tecnologias que possam atenuar o número de acidentes.
A parceria trabalhará inicialmente em soluções para as autoestradas alemãs, mas a expectativa é de que a parceria avance para outros mercados.
Dois projetos-piloto já estão em curso no laboratório de mobilidade da Vodafone em Aldenhoven, Alemanha: um escudo digital para pedestres e um sistema de alerta de congestionamento baseados nas tecnologias de ponta 5G e Cellular V2X, que possibilitam a comunicação entre automóveis e o ambiente externo.
O primeiro, o chamado escudo digital, dispõe de câmeras acopladas aos veículos capazes de enviar imagens em tempo real para análise de central de inteligência artificial. Ao identificar uma situação de risco, como um pedestre que entra na pista abruptamente, o sistema enviará uma mensagem de alerta para todos os veículos na área.
Já com auxílio da tecnologia V2X, o alerta de congestionamento permitirá a veículos presos em congestionamentos enviarem informações diretamente para outros motoristas nas proximidades, tanto via wireless, como por comunicação direta.
Leia mais
→PSA e Nidec criam joint-venture para motores elétricos
→Jaguar realiza testes com veículos autônomos no Reino Unido
Além de propor rotas alternativas, a ferramenta ainda emitirá alertas aos veículos que estejam se aproximando de pontos de parada total a fim de evitar colisões traseiras.
“A Continental tem trabalhado para conectar veículos entre si e com a infraestrutura viária por mais de vinte anos. Hoje, os automóveis precisam de uma tecnologia automotiva e conectividade superiores”, afirma Johann Hiebl, resppnsável pela Unidade de Negócios em Conectividade da Continental.
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027