Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br
O novo Spin Activ, que passa a ter agora também a versão topo de linha de sete lugares, a Activ7, começa a ser vendido na rede de concessionárias Chevrolet no início de julho. O modelo, que teve design atualizado para agregar mais esportividade e sofisticação ao seu conjunto, é definido pela própria General Motors como o seu mais importante lançamento comercial do ano. Os preços da linha 2019 só serão divulgados no dia 5 de julho.
A GM admite que com as mudanças procurou deixar a Spin com características mais próximas às de um SUV, tentando enquadrá-la assim no segmento que mais cresce no Brasil e no mundo. Dentre as novidades, destaca a segunda fileira de bancos deslizante. Por ser montada sobre trilhos, a peça pode ser movimentada para frente ou para trás, ampliando o espaço para as pernas dos ocupantes ou para carga.
“O Chevrolet Spin sempre mesclou características de vários segmentos para atender consumidores com necessidades diversas”, comenta Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul. “O novo modelo segue esse mesmo princípio, porém agora com estilo mais próximo ao de SUVs urbanos e sem abrir mão de sua maior virtude: o amplo espaço interno”.
Leia mais
→GM renovará toda a linha e lançará SUVs no Mercosul até 2022
Em termos de segurança, foi acrescentada na linha 2019 pontos de ancoragem para cadeirinhas infantil do tipo Isofix, além do quinto apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos no assento central. Na tradicional versão de cinco lugares, a Spin Activ mantém porta-malas de 710 litros, que pode chegar 756 litros com a fileira central de bancos toda avançada.
Dentre as mudanças de design, o capô da Spin ganhou maior inclinação, privilegiando também a aerodinâmica. Diferentes materiais e acabamentos, segundo a GM, ajudam a fortalecer a identidade aventureira da Spin Activ, com destaque para a moldura em Dark Chrome da nova grade.
A traseira foi totalmente remodelada. Traz agora um aerofólio esculpido na parte superior da tampa, que ganhou janela com contornos mais envolventes, nicho central para a fixação da placa e lanternas mais alongadas e bipartidas, como na maioria dos utilitários esportivos.
O estepe, que antes era fixado na parte externa da tampa, foi deslocado para a região do assoalho, sob o porta-malas, o que melhora, de acordo com a montadora, o acesso ao compartimento e a visibilidade traseira. No teto foi incorporado um rack exclusivo em forma de “U”, que pode receber barras transversais para o transporte de pranchas ou bicicletas, por exemplo.
A nova Spin Activ vem com multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, além do sistema de telemática avançada OnStar, que agora é capaz de alertar o usuário para o não esquecimento de objetos e pessoas nos bancos traseiros do carro, semelhante ao sistema do Chevrolet Equinox.
Na linha 2019, o modelo soma ainda comodidades como a câmera de ré com linhas guias, acionamento automático do limpador de para-brisa, acendimento automático e ajuste de altura dos faróis, além de repetidor de seta nas laterais do veículo.
Desempenho – O novo Spin Activ é equipado com motor flex 1.8 ECO de até 111 cavalos de potência e 17,7 kgfm de torque e transmissão automática de seis marchas. De acordo comcelera de 0 a 100 km/h em até 11,3 segundos e de 80 a 120 km/h em até 9,7 segundos, enquanto o consumo urbano é de 10,3 km/l (G) e 7,0 km/l (E) e o consumo rodoviário é de 12,0 km/l (G) e 8,3 km/l (E), de acordo com dados do Inmetro.
Fotos: Divulgação/GM
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024