Veículo autônomo coletivo de passageiros será fabricado na Alemanha
Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br
Agora é oficial: a e.GO Moove GmbH, recém-fundada joint venture da ZF com a e.GO Mobile, começará a produzir o e.GO Mover em 2019. O veículo de passageiros integra o que as empresas chamam de plataforma logística totalmente digital, incluindo hardware, software e serviços.
A produção do coletivo será inicialmente em Aachen, Alemanha, onde também está a sede da joint venture, que, em princípio, se propõe a desenvolver e “fabricar veículos de transporte urbano de pessoas e cargas no futuro”.
Sem explicitarem quantos milhares, em nota oficial as empresas asseguram que já no começo de operação terão condições de atingir “produção anual de cinco dígitos”. No entanto, a expectativa da ZF é de que a demanda por veículos do gênero gire em torno de 1 milhão de unidades em até sete anos.
A ZF fornece para o e.GO Mover diversas tecnologias, dentre elas sistemas de acionamento elétrico, de direção e freios, computador central ProAI, de inteligência artificial, e sensores que permitem funções de condução automatizada. Ou seja, o novo veículo será autônomo e, como elétrico, não emitirá poluentes.
LEIA MAIS
→ZF engata várias marchas na América do Sul
→Wilson Bricio assume todas as operações do Grupo ZF no Brasil
→ZF e Chery juntas pela direção autônoma
“Inicialmente, esperamos que as atividades de condução automatizada sejam cada vez mais comuns em empresas, armazéns logísticos, portos ou em ambientes agrícolas, uma vez que, nessas condições, as operações tendem a ser mais recorrentes e os ambientes não são muito complexos”, afirma Wolf-Henning Scheider, CEO da ZF.
O conglomerado alemão concentra suas atividades em quatro segmentos: condução automatizada, acionamentos elétricos, sistemas integrados de segurança e controle de movimento veicular. Várias das tecnologias que desenvolve para eles estarão expostas no IAA 2018 , em Hannover, Alemanha, em setembro.
Fotos: Divulgação/ZF
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.