Mercado

GM sustenta a ponta no semestre

Apesar de perder 1 ponto porcentual em um ano, montadora deteve 16,9% das vendas

Por George Guimarães | george@autoindustria.com.br

Encerrado o primeiro semestre de 2018, a General Motors demonstrou que não será tão fácil para a Volkswagen retomar, ainda este ano, a histórica liderança que deteve no mercado brasileiro ao longo de quatro décadas e que, publicamente, diz perseguir.

A montadora estadunidense reagiu bem à investida dos novos modelos da marca alemã e, apesar de ter perdido 0,8  ponto porcentual sobre igual período do ano passado, manteve a ponta em automóveis e comerciais leves  com 16,9% de participação ao registrar 190,4 mil licenciamentos de janeiro a junho.

Só no mês passado foram emplacados 32,4 mil veículos Chevrolet, 16,6% das 195 mil unidades absorvidas pelo mercado brasileiro. A Volkswagen seguiu na segunda posição, com 28,9 mil veículos e 14,8% de participação, à frente da Fiat, com 27,4 mil e 14% das vendas.

Destaque no mês foi a ascensão da Renault. Com o bom desempenho do Sandero, que somou 6,1 mil emplacamentos e foi, surpreendentente, o quarto automóvel mais vendido em junho e o primeiro da marca, a montadora francesa assumiu a quarta colocação com quase 19,8 mil licenciamentos, fatia de 10,1%.

Ao longo de 2018, porém, está na sexta posição, com 93,9 mil unidades e 8,3%, atrás da Ford e da Hyundai, que detiveram, respectivamente, 9,5% e 9,3% dos emplacamentos. De qualquer maneira, passou a Toyota, que no acumulado dos primeiros seis meses de 2017 detinha 8,8% das vendas contra 7,4% da Renault. A marca japonesa tem agora fatia de 8%.

Muito desse desempenho da General Motors no primeiro semestre se deve ao Onix, hatch que vem liderando o mercado brasileiro há três anos e que somou 89,6 mil emplacamentos nos seis primeiros meses do ano, a metade de tudo que a GM negociou.

LEIA MAIS

→Jeep se aproxima da Honda

→Com Yaris, Toyota quer bater recorde de vendas

Ainda assim, das marcas de maior presença no Brasil, a Volkswagen é a que mais evoluiu em 2018. Com os 166,4 mil emplacamentos até junho, ganhou 2,2 pontos porcentuais e fechou o semestre com 14,8% de participação.

Essa evolução foi impulsionada sobretudo pelo boa aceitação de Polo e Virtus, seus dois mais importantes lançamentos desde o fim do ano passado e, não por coincidência, concorrentes diretos do próprio Chevrolet Onix e de sua versão sedã, o Prisma, também o segundo carro da GM mais vendido aqui.

A Fiat, ao contrário, somou 146,4 mil veículos até junho, equivalentes a 13% e recuo de 0,6 ponto porcentual com relação ao mesmo período do ano passado. Assim como a VW, a empresa investiu em concorrentes para os principais produtos da GM, mas sem ainda o mesmo sucesso de números.

O ranking das dez marcas mais vendidas no Brasil no semestre tem ainda Honda, com 64,7 mil unidades e 5,8% de participação, Jeep, 49,7 mil e 4,4%,  e Nissan, 46,6 mil e 4,1%


 

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás