Mercado

Mercedes-Benz lidera sem ameaças

Forte desempenho das rivais tira participação da fabricante, mas ainda se mantém no topo do ranking isolada

Por Décio Costa | decio@autoindustria.com.br

Encerrado o primeiro semestre do ano, a Mercedes-Benz segue como a montadora que mais vende caminhões no mercado brasileiro. De acordo com o balanço da Fenabrave, no período foram emplacados 9.260 modelos da marca. O volume representou evolução de 39,9% na comparação com os emplacamentos de um ano atrás (6.621 unidades) e participação de 28,6% nas vendas totais do período, de 32.338 caminhões, em alta de 50,7%. No fim dos seis primeiros meses de 2017, a empresa também liderava as vendas, porém, com fatia de quase 31% de um mercado de 21.457 unidades.

LEIA MAIS

→No segmento que mais cresce, a Mercedes-Benz leva a melhor

→Venda de veículos fica estável em junho

A perda de participação da Mercedes-Benz de um ano para cá se deve ao incremento nas vendas anotada por concorrentes diretos. A Volkswagen Caminhões e Ônibus, na vice-liderança, apurou crescimento de 65% nas vendas, para 8.352 caminhões, fechando o primeiro semestre com 25,8% do mercado. No acumulado até junho de 2017 seus licenciamentos somavam 5.065 unidades ou 23,6% das vendas.

Também a Volvo, em terceiro lugar, seguramente conquistou mais clientes para caminhões pesados e semipesados, categorias com as quais atua. De janeiro a junho, os licenciamentos da marca somaram 4.358 unidades, expressiva expansão de 83,5% sobre os 2.375 modelos vendidos no mesmo período do ano passado. Com o volume a montadora encerra os primeiros seis meses com 13,5% do mercado total.

No topo de lista das fabricantes que mais vendem, a Ford, em quarto lugar, se apresenta como a que menos cresceu ao longo dos últimos doze meses. Os 3.971 caminhões emplacados no primeiro semestre representaram um incremento de 15,7% sobre o contabilizado um ano antes, de 3.434 unidades. O desempenho da marca permitiu fechar semestre com participação de 12,3%, enquanto um ano antes, na terceira posição, tinha 16%.

A Scania, no quinto posto, segue a Ford de perto ao somar 3.914 licenciamentos, volume 72% superior ao anotado pela marca na comparação com o mesmo semestre de 2017 (2.276 unidades). A fabricante chega ao fim do período com 12,1% do total do mercado, 1,5 ponto porcentual a mais em relação ao que tinha ao fim dos primeiros seis meses do ano passado.

O ranking de vendas continua com a Iveco, em sexto, ao registrar 1.152 emplacamentos ou 3,56% de participação; a DAF, com vendas de 837 caminhões (2,56%); MAN, na oitava posição, com 436 licenciamentos (1,35%); Agrale, que somou apenas 28 unidades vendidas (0,09%); Hyundai, com o registro de 14 emplacamentos nos seis primeiros meses (0,04%).


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás