Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

A Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi está, indiscutivelmente, entre os conglomerados automotivos globais que mais se esforçam para saltar à frente na eletrificação de seus produtos. Enquanto, por razões óbvias, na Ásia essa atribuição fica claramente a cargo da Nissan, na Europa é a Renault que está à frente do processo.

Não de hoje a montadora francesa vem investindo em tecnologias, projetos e, sobretudo, produtos que possam pavimentar esse caminho ao pódio mundial do segmento. Um dos veículos mais importantes nesse sentido é o pequeno Zoe, o Renault elétrico mais fabricado até hoje. E, tudo indica, seguirá nessa condição por um bom tempo.

Isso porque a Renault pretende, como assegura o site Automotive News Europe, dobrar a produção do hatch na fábrica de Flins.  Localizada nos arredores de Paris, a planta tem 66 anos, é a unidade industrial mais antiga da Renault e base produtiva do Renault Clio e Nissan Micra, modelos que compartilham base e linha de montagem com o Zoe.

O plano da Renault, informa a publicação, é elevar o ritmo em  Flins de 220 unidades diárias do Zoe para 440 veículos. A Renault também já trabalha em uma segunda geração do modelo, lançado no segundo semestre de 2012.

Desde que o hatch começou a ser vendido em vários mercados europeus, já saíram da linha de montagem mais de 100 mil unidades, algo como um terço desse total somente no ano passado.

O Zoe foi o carro elétrico mais vendido na Europa entre 2015 e 2017. No ano passado, liderou o segmento com mais de 30,6 mil unidades negociadas, equivalentes a 10,6% de participação de todos os elétricos e híbridos negociados. O segundo lugar ficou com outro produto do grupo, o Nissan Leaf, que deteve 6% das vendas, 17,4 mil unidades

Para dobrar a capacidade produtiva de Flins, a Renault aproveitará o tradicional período de férias europeias, em agosto, para promover algumas mudanças, em especial na área de montagem das baterias.

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O aumento na produção de Zoe em Flins implicará na transferência de quase toda a produção do Clio para outras unidades industriais da Renault na Europa. A quinta geração do modelo deve estar nas ruas até o início do ano que vem.

Revelado no ano passado, o plano estratégico da empresa conhecido como Drive the Future prevê o lançamento de até oito veículos elétricos até 2022. Alguns sobre nova plataforma da Aliança, batizada de CMF-EV, que serão produzidos na planta de Douai, no Norte da França.

Ou seja, muitas novidades elétricas serão reveladas nos próximos dois anos.


Foto: Divulgação/Renault

George Guimarães
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