Indústria

Mercedes-Benz integra tecnologias autônomas em ônibus

Modelos rodoviários passam a ter opção de assistentes de direção com foco na segurança

Por Décio Costa | autoindustria@autoindustria.com.br

A partir deste segundo semestre, a Mercedes-Benz começará a oferecer em sua linha 0500 de ônibus rodoviários nas configurações 4×2 e 6×2 assistentes de direção com tecnologia autônoma. O pacote de dispositivos inclui o ACC, piloto automático adaptativo, o AEBS, capaz de realizar frenagens independente da ação do motorista, e o LDWS, sensor de reconhecimento de faixa de rodagem.

Os recursos, na verdade, não totalmente novidades da empresa, afinal, já são oferecidos em alguns modelos de caminhões pesados. Para Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da montadora, porém, as tecnologias agora disponíveis para o transporte de passageiros “promovem o avanço da empresa em direção ao veículo autônomo no segmento.”

O conjunto de tecnologias, compostas de sensores e radares, tem objetivo de proporcionar mais segurança e conforto aos passageiros e condutores. O piloto automático adaptativo permite ajustes para preservar a velocidade e a distância do veículo que vai à frente. Mesmo sob neblina, os sensores do dispositivo são capazes de identificar um veículo a 200 metros de distância.  Pode ser acionado a partir dos 15 km/h e, caso seja necessário, o motorista passa a ter controle sobre o veículo a qualquer tempo a um simples toque nos pedais.

LEIA MAIS

Rodoviários Mercedes-Benz ganham eficiência

O ACC entrega ainda benefício se associado ao AEBS, sistema de frenagem de emergência. O recurso funciona a partir de três níveis de frenagem na companhia de alarmes sonoros e visuais, até a intervenção total do recurso caso o motorista não tome alguma atitude. Também com o auxílio de avisos, a terceira novidade do pacote, identifica eventuais invasões do veículo na faixa de rodagem.

“As novas tecnologias disponíveis permitem operações do transporte rodoviário de passageiros com mais segurança”, resume Babosa. “Com menos risco e estresse, o motorista pode se dedicar mais atenção à estrada.”

Segundo o diretor de vendas, os assistentes de segurança oneram entre 2% a 8% em relação um mesmo modelo desprovido dos recursos. A empresa de transporte Águia Branca, de Cariacia (ES), é a primeira a adquirir duas unidades do ônibus com os novos opcionais de segurança.


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Morini anuncia início da montagem de motos em Manaus

A partir de kits CKD, serão fabricados três modelos: X-Cape 650cc, Seiemezzo 650cc e Calibro…

% dias atrás

Bosch vai nacionalizar mais uma etapa do ESP, com produção da ECU em Campinas

Gáston Diaz Perez, CEO e presidente na América Latina, revela faturamento de R$ 10,8 bilhões…

% dias atrás

Alex Pereira é o novo diretor-gerente da SKF Brasil

Executivo será responsável pela Divisão Mercado Industrial

% dias atrás

Inmetro fará testes de eficiência energética no Campo de Provas de GM

A primeira rodada de avaliação contará com 27 modelos, um de cada montadora. Entre eles,…

% dias atrás

Randoncorp fatura R$ 3,2 bilhões no trimestre e cresce 25,8%

"Trabalhamos em diversas frentes para tornar a empresa cada vez mais forte e resiliente”, diz…

% dias atrás

Produção de veículos na Argentina fecha em alta de 9% no 1º quadrimestre

Ritmo das atividades acompanha momento positivo do mercado, que cresceu 77% no período

% dias atrás