Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br
O Brasil não tem sido visto com muito bons olhos por boa parte das empresas que investiram mais recentemente no setor de motocicletas, em especial após 2014, quando o mercado encolheu e a economia ainda mais. Uma delas, inclusive, deixou oficialmente o País no começo do mês: a tradicional Indian, marca premium trazida pela Polaris, que não resistiu aos baixos volumes de vendas.
Mas esta é apenas uma parte da história do setor, que em 2018 esboça reação importante, ainda que esteja muito distante dos melhores dias. Outra empresa, e do mesmo segmento premium, está mais que safisteita com a operação local: a Triumph.
A marca inglesa encerrou seu ano fiscal 2018, que compreende de 1º de julho de 2017 a 30 de junho último, com exatas 4.244 motocicletas vendidas no varejo do mercado interno, crescimento de 9% sobre o total negociado no ano anterior.
A evolução, que está alinhada com o desempenho médio do mercado e um pouco acima dos 7,5 % que a Abraciclo espera para as vendas no varejo em 2018, é comemorada por Waldyr Ferreira, diretor geral da Triumph no Brasil: “Com este resultado, fomos a subsidiária da Triumph com o maior crescimento no mundo”.
A marca vendeu no período em todo o planeta cerca de 61 mil motocicletas. A jovem operação brasileira, iniciada há pouco mais de cinco ano apenas, deteve assim perto de 7% desse total.
A Triumph do Brasil foi a subsidiária da marca com maior crescimento no mundo
A participação no mercado brasileiro no segmento premium acima de 500 cc foi de 13,7%, a terceira mais alta da montadora inglesa em todo o mundo no período, atrás somente dos mercados ingles e indiano.
Os números referentes ao primeiro semestre de 2018 indicam que a curva de participação segue ascendente. De janeiro a junho a empresa respondeu por 14,2% do negócios do segmento.
A maior força da Triumph está na linha de bigtrails. O modelo Tiger responde por perto da metade das vendas da marca aqui. A 800 lidera o segmento pelo terceiro ano consecutivo, com 1.171 unidades vendidas no primeiro semestre. No ano fiscal 2018, registrou 2.160 motos, crescimento de 10,9% sobre o ano fiscal anterior.
O segmento de big trails até 800 cc atingiu um volume de 4,4 mil motocicletas em 2017, crescendo cerca de 5% sobre o total comercializado em 2016. Para 2018, a expectativa é de nova evolução, para cerca de 4, 7 mil unidades.
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Em 2017 foram vendidas pouco mais de 1,8 mil Tiger 800, perto de 44% do segmento. A fabricante calcula que este ano poderá superar as 2 mil unidades.
Os modelos clássicos, outra vertente explorada pela marca, também continuam com vendas em ascensão. No ano fiscal 2018, a Triumph vendeu 891 unidades no segmento, 43,4% a mais que no período anterior. Destaque para a Street Twin, a mais vendida, com 257 unidades.
Foto: Divulgação/Triumph
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