Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

A Ford aceitou acordo de US$ 299,1 milhões para cobrir indenizações envolvendo pelo menos 6 milhões de veículos nos Estados Unidos equipados com airbags defeituosos fornecidos pela Takata, segundo informa a agência Reuters baseada em documentos apresentados em um tribunal federal de Miami.

A soma servirá para pagar diversos danos econômicos de clientes, desde os que alegam terem comprado veículos vendidos como seguros, mas que não correspondiam à verdade, até os que enfrentaram custos com recall.

Outras seis fabricantes já concordaram com acordos semelhantes, em valor que soma mais de US$ 1,2 bilhão, caso da Honda, Toyota, Nissan, Mazda e BMW.

O equipamento da Takata ficou conhecido como airbag mortais devido a um defeito que faz com que o insuflador da bolsa se rompa, projetando estilhaços de metal no interior do veículo. A questão provocou o maior recall da história da indústria automotiva, com mais de 100 milhões de veículos envolvidos de diversas montadoras. Há registro de pelo menos 23 mortes ligadas ao caso, além de outros 290 feridos em todo mundo.

No Brasil, os airbags da Takata também determinaram diversos recalls, com volume que ultrapassa 2 milhões de unidades. Só a Ford, no fim de junho, relacionou mais de 34.000 unidades da picape Ranger para substituir a peça do airbag.

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O defeito levou a Takata a pedir concordata em junho de 2017. Em abril, a fabricante de componentes automotivos Key Safety Systems concluiu um acordo de US$ 1,6 bilhão para adquirir a Takata. A empresa resultante da fusão é agora conhecida como Joyson Safety Systems e é uma subsidiária da Ningbo Joyson Electronic Corp.

O caso dos airbags mortais acaba de completar cinco anos, desde que as japonesas Honda, Toyota, Nissan e Mazda anunciaram em abril de 2013 um recall gigantesco que envolveu perto de 3,4 milhões de unidades fabricadas entre os anos de 2000 e 2004.


Foto: Ford/Divulgação

Décio Costa
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