Indústria

Ford faz acordo no caso dos airbags Takata

Montadora aceita pagar US$ 299 milhões em indenizações nos Estados Unidos

Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

A Ford aceitou acordo de US$ 299,1 milhões para cobrir indenizações envolvendo pelo menos 6 milhões de veículos nos Estados Unidos equipados com airbags defeituosos fornecidos pela Takata, segundo informa a agência Reuters baseada em documentos apresentados em um tribunal federal de Miami.

A soma servirá para pagar diversos danos econômicos de clientes, desde os que alegam terem comprado veículos vendidos como seguros, mas que não correspondiam à verdade, até os que enfrentaram custos com recall.

Outras seis fabricantes já concordaram com acordos semelhantes, em valor que soma mais de US$ 1,2 bilhão, caso da Honda, Toyota, Nissan, Mazda e BMW.

O equipamento da Takata ficou conhecido como airbag mortais devido a um defeito que faz com que o insuflador da bolsa se rompa, projetando estilhaços de metal no interior do veículo. A questão provocou o maior recall da história da indústria automotiva, com mais de 100 milhões de veículos envolvidos de diversas montadoras. Há registro de pelo menos 23 mortes ligadas ao caso, além de outros 290 feridos em todo mundo.

No Brasil, os airbags da Takata também determinaram diversos recalls, com volume que ultrapassa 2 milhões de unidades. Só a Ford, no fim de junho, relacionou mais de 34.000 unidades da picape Ranger para substituir a peça do airbag.

LEIA MAIS

→Ford convoca recall da picape Ranger

→Ford comunica recall de modelos Ranger por problemas no airbag

→Toyota convoca dois recalls para o Corolla nacional

→Quase 2 milhões de veículos envolvidos em recall no Brasil em 2017

O defeito levou a Takata a pedir concordata em junho de 2017. Em abril, a fabricante de componentes automotivos Key Safety Systems concluiu um acordo de US$ 1,6 bilhão para adquirir a Takata. A empresa resultante da fusão é agora conhecida como Joyson Safety Systems e é uma subsidiária da Ningbo Joyson Electronic Corp.

O caso dos airbags mortais acaba de completar cinco anos, desde que as japonesas Honda, Toyota, Nissan e Mazda anunciaram em abril de 2013 um recall gigantesco que envolveu perto de 3,4 milhões de unidades fabricadas entre os anos de 2000 e 2004.


Foto: Ford/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás