Indústria

Ford faz acordo no caso dos airbags Takata

Montadora aceita pagar US$ 299 milhões em indenizações nos Estados Unidos

Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

A Ford aceitou acordo de US$ 299,1 milhões para cobrir indenizações envolvendo pelo menos 6 milhões de veículos nos Estados Unidos equipados com airbags defeituosos fornecidos pela Takata, segundo informa a agência Reuters baseada em documentos apresentados em um tribunal federal de Miami.

A soma servirá para pagar diversos danos econômicos de clientes, desde os que alegam terem comprado veículos vendidos como seguros, mas que não correspondiam à verdade, até os que enfrentaram custos com recall.

Outras seis fabricantes já concordaram com acordos semelhantes, em valor que soma mais de US$ 1,2 bilhão, caso da Honda, Toyota, Nissan, Mazda e BMW.

O equipamento da Takata ficou conhecido como airbag mortais devido a um defeito que faz com que o insuflador da bolsa se rompa, projetando estilhaços de metal no interior do veículo. A questão provocou o maior recall da história da indústria automotiva, com mais de 100 milhões de veículos envolvidos de diversas montadoras. Há registro de pelo menos 23 mortes ligadas ao caso, além de outros 290 feridos em todo mundo.

No Brasil, os airbags da Takata também determinaram diversos recalls, com volume que ultrapassa 2 milhões de unidades. Só a Ford, no fim de junho, relacionou mais de 34.000 unidades da picape Ranger para substituir a peça do airbag.

LEIA MAIS

→Ford convoca recall da picape Ranger

→Ford comunica recall de modelos Ranger por problemas no airbag

→Toyota convoca dois recalls para o Corolla nacional

→Quase 2 milhões de veículos envolvidos em recall no Brasil em 2017

O defeito levou a Takata a pedir concordata em junho de 2017. Em abril, a fabricante de componentes automotivos Key Safety Systems concluiu um acordo de US$ 1,6 bilhão para adquirir a Takata. A empresa resultante da fusão é agora conhecida como Joyson Safety Systems e é uma subsidiária da Ningbo Joyson Electronic Corp.

O caso dos airbags mortais acaba de completar cinco anos, desde que as japonesas Honda, Toyota, Nissan e Mazda anunciaram em abril de 2013 um recall gigantesco que envolveu perto de 3,4 milhões de unidades fabricadas entre os anos de 2000 e 2004.


Foto: Ford/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Nissan e Honda confirmam negociações para fusão

Objetivo é fazer frente à investida dos carros eletrificados chineses. Mitsubishi também pode participar.

% dias atrás

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás