Modelo de entrada já está à venda no País por R$ 170 mil
Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br
A Volvo Cars está completando a oferta da sua linha de utilitário esportivo XC40 no mercado brasileiro com a venda a partir desta semana da versão de entrada T4, com preço sugerido de R$ 169.950. As outras duas – Momentum e R-Design – saem por, respectivamente, R$ 194.950 e R$ 214.950.
Produzido na fábrica de Ghent, na Bélgica, o XC40 é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular da Volvo Cars, a CMA, Compact Modular Arquitecture. Ela será a base dos futuros veículos da série 40, incluindo carros totalmente eletrificados. Co-desenvolvida com a Geely, controladora da marca sueca, a CMA proporciona à fabricante a economia de escala necessária para esse segmento.
De acordo com a fabricante sueca, “a versatilidade dessa plataforma permite reunir em um só automóvel design refinado, interior sofisticado e recursos ainda mais avançados de segurança e dirigibilidade”. Como exemplo cita as dimensões do XC40 como as de um legítimo SUV: entre-eixos de 2,70 m, 1,86 m de largura, 1,65 m de altura e 4,42 m de comprimento.
LEIA MAIS
→Volvo Cars amplia rede e anuncia cinco produtos
Na nova versão T4, o Volvo Full Led System incorpora aos faróis do veículo as funções de nivelamento automático de acordo com a carga do carro, o AHB, Active High Beam, com sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento em outros veículos, e DRL, Daytime Running Lights, com acendimento automático, no qual a luz diurna em formato “T” (Martelo de Thor) contribui para a visualização do veículo mesmo em dias muito claros.
O sistema de entretenimento e conectividade do XC40 inclui o Sensus Connect, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar e é acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central. Esse sistema integra também o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.
O modelo dispõe da transmissão automática Geartronic de 8 velocidades acoplada ao motor T4 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor, que gera potência de 190 cv. Em números, segundo a Volvo Cars, a nova versão do utilitário esportivo chega a 210 km/h e sai da imobilidade aos 100 km/h em 8,4 segundos.
Quanto à segurança, o XC40 se beneficia das tecnologias conhecidas nos veículos XC90 e XC60, dentre as quais o sistema City Safety, que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte, mesmo durante a noite.
Outro recurso é a Mitigação de Pista Oposta, Oncoming Lane Mitigation, que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista. O sistema é ativado entre 65 e 140 km/h.
Foto: Divulgação/Volvo Cars
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País