Seis de cada dez veículos da marca vão direto para frotistas e locadoras
Por Joel Leite
Mais da metade de todas as vendas da marca no Brasil é feita para frotistas: exatamente 59,5% do total vendido, ou 87 mil veículos de 146,4 mil.
Com 13% de participação nas vendas totais, a Fiat vai para 17,3% nas vendas diretas, ficando na frente da líder GM e da Volkswagen, segunda colocada no ranking total. Quase dois de cada dez carros vendidos pela montadora são entregues diretamente a frotistas, ou nada menos do que 19,6%.
GM (17,3%), Volkswagen (16,6%), Ford (10,9%) e Renault (10,2%)também entregam a frotistas parte considerável das vendas. Já as outras marcas situadas entre as dez mais vendidas têm presença menor nas vendas diretas. Destaque para a Honda e a Hyundai. A primeira destina apenas 2% das suas vendas para frotistas.
A venda direta acaba prejudicado o comportamento de preço do carro no mercado de usados: como compram da montadora com saborosos descontos, as locadoras revendem os carros ainda seminovos, pouco rodados, a preços abaixo da cotação de mercado, derrubando a média de preços.
Assim, a tendência é de que as marcas que trabalham muito com o mercado de vendas diretas apresentem maior depreciação dos preços dos usados.
A Honda, com apenas 2% de vendas diretas, foi a marca ganhadora do prêmio principal das duas últimas edições da Certificação Maior Valor de Revenda, com o HR-V, que obteve índice de depreciação de 4,5% (2016) e 8,8% (2017).
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