Colunistas

Fiat é líder em vendas diretas

Seis de cada dez veículos da marca vão direto para frotistas e locadoras

Por Joel Leite

Terceira colocada no ranking de vendas de carros e comerciais leves , a Fiat é líder quando se trata de vendas feitas diretamente a frotistas, empresas e locadoras de veículos.

Mais da metade de todas as vendas da marca no Brasil é feita para frotistas: exatamente 59,5% do total vendido, ou 87 mil veículos de 146,4 mil.

Com 13% de participação nas vendas totais, a Fiat vai para 17,3% nas vendas diretas, ficando na frente da líder GM e da Volkswagen, segunda colocada no ranking total. Quase dois de cada dez carros vendidos pela montadora são entregues diretamente a frotistas, ou nada menos do que 19,6%.

GM (17,3%), Volkswagen (16,6%), Ford (10,9%) e Renault (10,2%)também entregam a frotistas parte considerável das vendas. Já as outras marcas situadas entre as dez mais vendidas têm presença menor nas vendas diretas. Destaque para a Honda e a Hyundai. A  primeira destina apenas 2% das suas vendas para frotistas.

A venda direta acaba prejudicado o comportamento de preço do carro no mercado de usados: como compram da montadora com saborosos descontos, as locadoras revendem os carros ainda seminovos, pouco rodados, a preços abaixo da cotação de mercado, derrubando a média de preços.

Assim, a tendência é de que as marcas que trabalham muito com o mercado de vendas diretas apresentem maior depreciação dos preços dos usados.

A Honda, com apenas 2% de vendas diretas, foi a marca ganhadora do prêmio principal das duas últimas edições da Certificação Maior Valor de Revenda, com o HR-V, que obteve índice de depreciação de 4,5% (2016) e 8,8% (2017).

* Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás