Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br
A ZF encaminha os últimos testes, na Alemanha, da PowerLine, transmissão automática de oito velocidades para veículos comerciais leves, médios e semipesados. O novo produto terá aplicação particularmente em caminhões, picapes e ônibus que rodam sob condições severas de trânsito urbano ou mesmo em operações interurbanas.
Segundo a fabricante, a PowerLine será ofertada no curto prazo em todo o mundo. “A chegada das transmissões automáticas aos segmentos mais leves de veículos comerciais é uma tendência de utilização global, que chegará com mais força ao Brasil e à América Latina”, diz Silvio Furtado, diretor de vendas da ZF América do Sul.
A nova transmissão, afirma a ZF, foi inspirada na versão automática para veículos de passeio 8HP, já muito conhecida e presente em veículos de várias marcas. Dela “a PowerLine traz o conceito de conversor de torque e planetárias, passando pela mecatrônica e eletrônica com software de controle”.
LEIA MAIS
→ZF engata várias marchas na América do Sul
“No mercado sul-americano, as transmissões manuais ainda imperam dos leves ao semipesados. No entanto, para aplicações essencialmente urbanas e mais severas, as automáticas com conversor de torque são as mais adequadas e recomendadas”, diz Furtado, que, além do conforto, aponta no novo produto potencial de redução de consumo de combustível da ordem de 10%.
Foto: Divulgação/ZF
- Salão de Xangai norteia e antecipa oferta também para o consumo ocidental - 28 de abril de 2025
- Mercedes-Benz coloca seu micro-ônibus no campo - 25 de abril de 2025
- DRiV tem três novas marcas globais para a reposição no Brasil - 23 de abril de 2025