PowerLine equipará picapes, ônibus e caminhões com operações sobretudo urbanas
Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br
A ZF encaminha os últimos testes, na Alemanha, da PowerLine, transmissão automática de oito velocidades para veículos comerciais leves, médios e semipesados. O novo produto terá aplicação particularmente em caminhões, picapes e ônibus que rodam sob condições severas de trânsito urbano ou mesmo em operações interurbanas.
Segundo a fabricante, a PowerLine será ofertada no curto prazo em todo o mundo. “A chegada das transmissões automáticas aos segmentos mais leves de veículos comerciais é uma tendência de utilização global, que chegará com mais força ao Brasil e à América Latina”, diz Silvio Furtado, diretor de vendas da ZF América do Sul.
A nova transmissão, afirma a ZF, foi inspirada na versão automática para veículos de passeio 8HP, já muito conhecida e presente em veículos de várias marcas. Dela “a PowerLine traz o conceito de conversor de torque e planetárias, passando pela mecatrônica e eletrônica com software de controle”.
LEIA MAIS
→ZF engata várias marchas na América do Sul
“No mercado sul-americano, as transmissões manuais ainda imperam dos leves ao semipesados. No entanto, para aplicações essencialmente urbanas e mais severas, as automáticas com conversor de torque são as mais adequadas e recomendadas”, diz Furtado, que, além do conforto, aponta no novo produto potencial de redução de consumo de combustível da ordem de 10%.
Foto: Divulgação/ZF
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País