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Lat.Bus respira ambiente otimista

Fabricantes presentes em evento focado no segmento de ônibus investem em novidades para um mercado mais confiante

Por Décio Costa | decio@autoindustria.com.br

Montadoras e encarroçadoras de ônibus presentes na Lat.Bus & Transpúblico 2018 – Feira Latinoamericano do Transporte, de 31 de julho a 2 de agosto no Transamérica Expo Center, em São Paulo, se mostram confiantes com o ambiente de negócio que terão pela frente até o fim do ano. Para os principais atores do segmento, o mercado não deverá fechar o período com crescimento abaixo dos dois dígitos.

Depois de quatro anos de quedas sucessivas, o encerramento do primeiro semestre já apresenta alívio ao contabilizar alta nas vendas de 14% sobre o mesmo período do ano passado, com 5.570 unidades vendidas.

Como reforçou Antonio Megale, presidente da Anfavea, durante abertura oficial do evento, o mercado dá sinais de crescimento e deve somar em 2018 mais de 12.000 emplacamentos, uma alta em torno de 20% sobre 2017. “As expectativas são positivas, mas não podemos esquecer que o mercado já absorveu 35.000 ônibus em um ano, o que significa que tem muito espaço para crescer.”

Para aproveitar o que vem pela frente, os representantes que fornecem o transporte de passageiro no País não economizaram nas novidades em produtos e serviços. A Mercedes-Benz aposta nos recentes pacotes de segurança e economia ao passar a dispor para o mercado produtos equipados com assistentes de direção inteligentes, como o piloto automático adaptativo, o sistema de frenagem de emergência e o dispositivo que alerta invasão de faixas involuntárias.

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Com as novas ofertas, Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da companhia, espera manter o ritmo de crescimento anotado pela empresa no primeiro semestre, com alta de 42%, para 3.200 chassis vendidos. “Os empresários estão investindo em tecnologia, reconhecendo os benefícios que elas trazem”, acredita o executivo, que projeta um mercado com volume de vendas de 18% a 20% em 2018.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus desembarca na feira comemorando os 25 anos Volksbus, marca genuinamente brasileira, com o lançamento da versão urbana do chassi 9.160 OD e a pré-estreia do primeiro modelo rodoviário de empresa com terceiro eixo, o 18.330 OT 6×2, desenvolvido em parceria com o BMB, o centro de modificação exclusivo da montadora, com motor de 360 cv e caixa de transmissão automatizada da ZF.

A fabricante de Resende (RJ) tem outros motivos para comemorar, como o recorde de exportação no primeiro semestre. No período a empresa entregou para outros mercados pouco mais de 1.800 unidades, uma expansão de 70% em relação ao mesmo período do ano passado. “A Volksbus acumula mais de 150.000 unidades produzidas em 25 anos, do volume mais de 30.000 rodam fora do País”, contabiliza Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões.

A Scania também apura resultados positivos no primeiro semestre com um crescimento de 14% nos emplacamentos, para 283 chassis e espera índice de 38% até o fim do ano. Para isso, além destacar as virtudes do rodoviário K440 8×2 configurado com 15 metros, modelo que representou 40% das vendas da empresa para o segmento no ano passado, a montadora inicia campanha em busca de aumentar o número de veículos conectados.

A partir da conectividade, que permite tornar a gestão de frota compartilhada, a montadora promete uma economia de até 14% na operação. A campanha, baseada em dois pacotes, pretende atrair proprietários de ônibus fabricados de 2013 a 2016 para instalação de módulo de conexão para que o veículo passe a transmitir os dados operacionais em tempo real, e partir de 2016, já com o módulo de série instalado, apenas para ativar o sistema. “A possibilidade de acesso aos relatórios da operação, a disponibilidade do veículo pode aumentar em até 20%. Ou seja, aumento de produtividade e, como consequência, redução nos custos de manutenção”, destaca Pietro Nistico Neto, gerente de vendas e peças e serviços da Scania no Brasil.

Pelo lado das encarroçadoras, a Marcopolo trouxe para o evento uma nova geração de modelos rodoviários, evolução da linha G7, além de lançar o novo Senior, micro-ônibus para atender às aplicações rodoviárias com capacidade para 32 passageiros.

Das marcas que o grupo abriga, a Volare apresenta versão comemorativa de seus 20 anos baseada no Fly 9, mas espera ainda celebrar muito mais com o desempenho de suas exportações. De acordo com a empresa, mais de 500 unidades seguiram para mercado internacionais como Chile, Emirados Árabes, Catar e Nigéria. “Em 2018, a Volare deverá apurar o melhor ano de exportações da empresa de todos os tempos”, resume Francisco Gomes Neto, diretor-geral da Marcopolo.


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

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Décio Costa

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