Empresa

Toyota abrirá mais 50 revendas em dois anos

Miguel Fonseca, vice-presidente, participa do Congresso Fenabrave e comemora o prêmio de Marca do Ano

Por Alzira Rodrigues| alzira@autoindustria.com.br

Na contramão do mercado, a Toyota ampliou sua rede de concessionárias nos últimos três anos e continua processo de expansão de atendimento da marca no País. Passou de 150 para 250 revendas no período, das quais dez inauguradas este ano, e planeja abrir mais 50 nos próximos dois anos, conforme revela Miguel Fonseca, vice-presidente da Toyota no Brasil.

“Estamos expandido a rede com os parceiros que já temos”, explicou. Fonseca participou nesta terça-feira, 7, da abertura do 28º Congresso & ExpoFenabrave no Transamerica Expo Center, em São Paulo, quando proferiu palestra magna sobre o futuro da relação montadoras e concessionárias, além de receber o prêmio Marca do Ano – Automóveis e Comerciais Leves, concedido pela Fenabrave.

“Já é a terceira vez (não consecutiva) que ganhamos o título de marca do ano”, comemorou Fonseca. Ele comentou que a empresa opera hoje com 100% de sua capacidade e mesmo assim não tem conseguido atender a demanda pelos seus modelos compactos, o Etios e o Yaris.

LEIA MAIS

Yaris custa a partir de R$ 59,6 mil

Toyota: como obter bom valor de revenda.

Somente em novembro a empresa conseguirá iniciar o terceiro turno em sua fábrica de Sorocaba, onde faz os dois modelos, ampliando a capacidade de 120 mil para 160 mil unidades/ano. Atualmente opera em dois turnos e com programas de horas extras diárias e também aos sábados.

Por conta dessa limitação, a marca deverá crescer 5% este ano, contra os 9% que o vice-presidente projeta para o mercado total de automóveis e comerciais leves. Isso significará perda de participação, mas Fonseca lembra que nas vendas do varejo a marca ocupa hoje a terceira colocação (no cômputo geral está em sexto).

Mesmo com a ampliação, a Toyota ainda continuará tendo problema para atender o mercado interno, visto que o objetivo é exportar 35 mil unidades/ano do Etios e Yaris. Segundo Fonseca, o Yaris começará a ser exportado para a Argentina em outubro ou novembro. Ele diz que a empresa não tem tido problemas no país vizinho e está com vendas crescentes lá.

“Exportamos 45 mil unidades no ano passado e deveremos ter um número próximo este ano. Mas a partir do ano que vem queremos ampliar nossos negócios no exterior”.

Com relação a novos investimento para ampliar capacidade produtiva, o vice-presidente da Toyota diz que há estudos nesse sentido, mas nada definido por enquanto. A fábrica de Sorocaba, segundo ele, tem espaço físico para chegar a até 400 mil veículos/ano. Já Indaiatuba, SP, onde opera em dois turnos, não há como ampliar capacidade.

Além de a Toyota ter sido eleita a marca do ano na 23ª Pesquisa Fenabrave de Relacionamento com as Marcas, realizada online, pela Scheuer Consultoria, a entidade que representa as suas concessionárias, a Abradit, foi escolhida como a Associação de Marca do Ano.


Foto: Divulgação/Fenabrave

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás